a carregar...

UC.PT

Destaques

#joanina300anos

Publication date: 06-03-2018 11:46

Joanina 300 anos
  

Joanina, 300 anos

20ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra

Encontra-se patente na Sala do Catálogo (edifício novo da Biblioteca Geral), uma Exposição sobre aspetos tão diferentes como a génese, a funcionalidade, os significado artísticos e as mensagens morais que se encontram disseminadas ao longo do edifício da Biblioteca Joanina. A mostra (composta por documentos e gravuras de vário tipo) pretende sobretudo dar conta da especial conjugação que na altura se terá verificado entre a Universidade e a figura do monarca para construir uma biblioteca condigna. Sabe-se que vários Reitores ansiaram por ela; sabe-se, em concreto, que um deles (Nuno da Silva Teles) soube reclamá-la de forma especialmente persuasiva.

Na organização desta iniciativa participaram os bibliotecários do livro antigo, selecionando e descrevendo as peças expostas. A supervisão geral (ou a curadoria) foi confiada à Doutora Luísa Trindade, Professora de História de Arte na Faculdade de Letras e profunda conhecedora do período em apreço.

A Exposição pode ser visitada até finais do corrente mês. Prevê-se que venha a ser depois instalada na Sala de São Pedro e que possa ser acompanhada de conferências e debates em torno de algumas das muitas questões controversas que subsistem a propósito da nossa Casa da Livraria.

Exposição iconográfica e documental (2-16 de março): Sala do Catálogo da Biblioteca Geral

Notícia "Diário de Coimbra"