a carregar...

UC.PT

Destaques

O Ficheiro da Sala do Catálogo

Publication date: 15-05-2017 09:57

Da caneta à Internet

Catálogo Manuscrito
  

Na Sala do Catálogo da Biblioteca Geral, dentro do balcão de atendimento, conserva-se um grande ficheiro que a grande maioria dos leitores desconhece.

Trata-se de cerca de 280 mil fichas escritas com caneta de tinta permanente, provavelmente elaboradas no início do século XX. Ao longo de muitas décadas, antes da invenção da máquina de escrever, as referidas fichas constituíam o único catálogo disponível.

Apesar de todos os processos de reconversão entretanto ocorridos, estes materiais continuam a revestir-se de utilidade para alguns investigadores. Pensando no interesse desses utentes, a Biblioteca Geral vai agora disponibilizar gratuitamente, na Internet, as imagens digitais destas fichas. Para tal, vai recorrer a uma ferramenta simples, que permite “folhear” o catálogo ou procurar entradas com as letras iniciais. O projeto, que se encontra quase finalizado, tem vindo a ser desenvolvido com recursos internos, contando com o apoio específico do Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra (SIBUC).