a carregar...

UC.PT

Universidade de Coimbra: informação para candidatos brasileiros

Uma experiência académica única



A UC é uma universidade cosmopolita de referência nas áreas de ensino, investigação e transferência de conhecimento e inovação.

A Universidade está no centro da cidade, rodeada pelos diversos pólos de estudo e investigação das mais diversas áreas do saber, dotada de várias infraestruturas desportivas e culturais (como o Estádio Universitário, o Campo de Santa Cruz, o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), o Museu da Ciência, ou o Jardim Botânico). Oferece uma completa e eficaz rede de serviços de apoio e ação social para garantir aos estudantes as melhores condições de vida e de estudo: alojamento, alimentação e cuidados de saúde a preços económicos.

Mas a Universidade de Coimbra é, sobretudo, uma experiência de vida ímpar, intensa, marcante! Todos os que a constituem e que com ela interagem partilham um espírito de pertença muito forte e provavelmente inigualável.

Associações de estudantes

A Associação Académica de Coimbra (AAC) é a maior e a mais antiga associação de estudantes do país. Por diversas vezes campeã europeia em desporto universitário, a AAC constitui o pilar da vida da UC e dos seus estudantes, com 16 secções culturais e 27 secções desportivas que possibilitam a participação dos estudantes num conjunto variado e enriquecedor de atividades extracurriculares.

Os estudantes praticam andebol, futebol, voleibol, basquetebol, râguebi, natação, ténis, "squash", pesca, desportos náuticos, judo, karaté e diferentes modalidades de ginástica, entre muitos outros.

Entre os seus sectores culturais contam-se: Rádio Universidade de Coimbra (RUC), Grupo Ecológico, Secção de Fado (canção tradicional de Coimbra), Secção Filatélica, Centro de Estudos Cinematográficos, Centro de Informática, Secção Experimental de Yoga, Secção de Astronomia, Astrofísica e Astronáutica, Secção de Defesa dos Direitos Humanos, Secção de Gastronomia e Secção de Escrita e Leitura, que promove recitais de poesia, leilões de livros, concursos literários, encontros com escritores, e promove e divulga trabalhos literários de estudantes.

Através de uma série de curtos vídeos, preparados pela Televisão da UC, desvendamos algumas destas secções, para que possas conhecer melhor a AAC. Sabe mais aqui.

Existem também vários grupos académicos e organismos autónomos relacionados com música, cinema, teatro, folclore, fotografia e coros.

O associativismo é uma característica da vida estudantil em Coimbra. Para além da AAC, os estudantes formam e pertencem a grupos ligados à sua área de estudos, como por exemplo os núcleos de estudantes nas Faculdades que interagem com grupos semelhantes a nível nacional e internacional (a Associação Europeia de Estudantes de Engenharia e Tecnologia - BEST é um exemplo disso). Muitos estudantes fazem também parte da associação internacional de estudantes Erasmus ESN Coimbra que apoia os estudantes internacionais na sua integração na cidade.





unica-4-olhares



Tradições académicas e festividades estudantis

A vida na universidade e na cidade também passa muito pelas tradições e festividades académicas.

A Universidade de Coimbra mantém vivo um conjunto de tradições e práticas simbólicas cujas origens se perdem nos seus sete séculos de história. Estas traduzem-se em diversas cerimónias académicas oficiais (Abertura Solene das Aulas, Tomada de Posse do Reitor, Provas de Doutoramento, Cortejos Académicos da comunidade docente praticados no Pátio das Escolas, entre a Biblioteca Joanina e a Sala dos Capelos, entre outros) com o uso de vestes (traje académico) e símbolos como as insígnias com as diferentes cores de cada faculdade.

A cultura académica estudantil adaptou os cortejos e os trajes académicos e transferi-os para as ruas da cidade. Apesar de serem mais recentes e mais espontâneos não deixam de ser igualmente importantes no imaginário universitário. É o caso dos cortejos da Festa das Latas e da Queima das Fitas.

A Festa das Latas ou “Latada” é a primeira festa académica dos novos estudantes da UC. A Latada ganhou esta designação por serem utilizados objetos metálicos para produzir barulho e ocorre todos os anos em Outubro. A festa é antecedida por atividades desportivas e culturais, como concursos de bandas e campeonatos universitários, que pretendem despertar o espírito de festa nos estudantes e aproximá-los da Academia. As sete Noites de Parque enchem a Praça da Canção com estudantes universitários e não universitários, que vêm de diversas regiões para assistir aos espetáculos que animam as noites da festa.

A Queima das Fitas é a festa dos estudantes finalistas da Universidade de Coimbra e acontece todos os anos no mês de Maio. A festa inicia-se com um ritual em que se queimam fitas coloridas (oito cores diferentes correspondendo às oito faculdades da UC) que representam as fitas que outrora amarravam os livros. A festa dura uma semana com um cortejo, cerimónias (bênção das pastas na Capela de São Miguel, por exemplo), diversos espetáculos na Praça da Canção do Parque Verde, Baile de Gala, entre outros.

Consideram-se ainda parte das tradições estudantis as Serenatas e a Canção de Coimbra, género musical de grande singularidade e especificidade, cujos principais intérpretes são estudantes e antigos estudantes da Universidade de Coimbra.





trad-traje-praxe



Acolhimento e acompanhamento

No início de cada semestre, a Divisão de Relações Internacionais (DRI) dá as boas-vindas aos estudantes internacionais e organiza diversas atividades culturais e desportivas para estes estudantes em colaboração com os estudantes locais.

Casa da Lusofonia - International Student Lounge, inaugurada em 2013, oferece atualmente um espaço de trabalho e de convívio para as associações de estudantes nacionais e internacionais na UC. Na Casa da Lusofonia, os estudantes também vão encontrar o front-office da Divisão de Relações Internacionais, pronto para os auxiliar em várias questões relacionadas com programas de intercâmbio internacional, bem como para os acompanhar durante a sua estadia na UC ou durante um período de estudos no estrangeiro.

Em colaboração com a televisão web e a Rádio Universidade de Coimbra, a DRI dinamiza os programas BABEL TV e BABEL Programa de Rádio dedicados a estudantes internacionais. Estes estudantes têm uma participação ativa nos programas, onde partilham informações e experiências úteis à comunidade estudantil internacional.





unica-4-olhares-2



A UC tem acolhido e participado em iniciativas de estudantes que visam promover o diálogo intercultural no âmbito da lusofonia e das relações internacionais em geral, como por exemplo, eventos da Conexão Lusófona e do Fórum de Relações Internacionais da AAC.

Mesmo depois de terminar os seus estudos, terá oportunidade de fazer parte de uma rede de alumni constituída por uma comunidade dedicada, com orgulho na sua passagem pela Universidade de Coimbra, investindo num futuro excepcional e dinâmico através da oferta de oportunidades exclusivas. 

Saiba mais no sítio web da Rede de Antigos Estudantes da UC


Voltar à página principal