a carregar...

UC.PT

Universidade de Coimbra: informação para candidatos brasileiros

Financiamento

Existem várias oportunidades de financiamento à disposição de estudantes brasileiros para realizarem estudos universitários no exterior.





Pag_fin


  • CAPES e CNPq: as principais agências de financiamento no Brasil são a CAPES e o CNPq. Por favor consulte as respectivas páginas web para informação atualizada. 
  • As Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais também oferecem, em alguns casos, bolsas de pesquisa ou ensino no exterior.

Exemplos: FAPESPFAPERJFAPESB. Consulte a Fundação do seu estado para conhecer os tipos de bolsas disponíveis.

  • Existem programas específicos com interesse para estudar na Universidade de Coimbra:

    • PLI - Programa de Licenciaturas Internacionais - apoia estudantes de licenciatura em determinadas áreas para períodos de intercâmbio na Universidade de Coimbra. As candidaturas são institucionais e os estudantes interessados devem contactar as suas universidades do Brasil. Mais informação, incluindo guias para estudantes e coordenadores institucionais na página do PLI da UC
    • O programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Existem oportunidades ao nível de doutoramento, doutoramento sanduíche e pós-doc. Veja a página do CsF
    • As bolsas do "Coimbra Group Scholarship Programme for Young Professors and Researchers from Latin American Universities": estas bolsas, patrocinadas pela Universidade de Coimbra, destinam-se a jovens professores e investigadores da América Latina de todas as áreas científicas. Mais informação no site do Coimbra Group
  • O Banco Santander tem programas de bolsas que podem ser utilizadas por estudantes brasileiros que queiram frequentar a Universidade de Coimbra. Selecione "Programa de Bolsas Luso-Brasileiras" ou o "Programa de Bolsas Ibero-americanas" na página Santander Universidades.
  • Os mestrados Erasmus Mundus em que a Universidade de Coimbra participa incluem financiamento para alunos de fora da Europa. Veja a lista desses cursos e visite as suas páginas web para saber como se candidatar.
  • A Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT) e a CAPES disponibilizam apoios para intercâmbio de investigadores no âmbito de projetos conjuntos comuns de investigação que integrem Formação Avançada, quer na parte portuguesa, quer na parte brasileira. Estes apoios são especialmente dirigidos a projetos que envolvam mobilidade de jovens investigadores. Mais informação no site da FCT.
  • Bolsas de mérito da UC para estudantes internacionais

Os estudantes internacionais que ingressem na Universidade de Coimbra (UC) através de exames exteriores à instituição, como o ENEM, International Baccalaureate, A-Level, Gaokao e Liankao, vão ter oportunidade de se candidatarem a bolsas de mérito.

O número de bolsas é limitado e varia por faculdade e curso e a sua renovação dependerá da manutenção, pelo estudante, do mesmo nível académico nos anos posteriores ao ingresso.

  • Outras bolsas de mérito e prémio da UC

A Universidade de Coimbra reconhece, valoriza e incentiva os seus melhores estudantes ao atribuir bolsas por mérito a estudantes inscritos em cursos de especialização tecnológica, licenciatura, mestrado integrado e mestrado, e um prémio aos 3% melhores estudantes da UC.

Mais informações na página de prémios e outros apoios dos serviços académicos.


Voltar à página principal