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Universidade de Coimbra: informação para candidatos brasileiros

Procedimentos legais e administrativos à chegada



Chegada a Portugal

Os cidadãos não europeus que entrarem no país através de uma fronteira não controlada têm obrigatoriamente que ir junto das autoridades declarar a sua entrada no país no prazo de três dias. 

Se entrarem em Portugal por via aérea devem declarar a sua entrada logo no aeroporto junto dos Serviços de Alfândega. A Declaração de Entrada terá que ser entregue no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) nos termos estipulados pela lei. Caso não cumpra estas determinações estará sujeito a multa.

Chegada a Coimbra

Após a sua chegada a Coimbra deverá:

1- Instalar-se e obter comprovativo de morada
Os alunos com reserva em Residência Universitária deverão dirigir-se ao Núcleo de Alojamentos dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra:
Rua Oliveira Matos, 27
Horário Atendimento: 09h30-17h30
Telefone: 239 101 282 | Pessoa de Contato: Sra. Paula Cristina Silva

2- Comparecer na sessão de acolhimento organizada pela Divisão de Relações Internacionais (DRI) na Casa da Lusofonia – International Student Lounge (Rua do Arco da Traição, 3001-401 Coimbra)

Deve verificar o seu email para saber o dia e a hora da sessão, bem como a documentação que deve trazer consigo.

3- Solicitar autorização de residência, no prazo máximo de 90 dias

  • Os/As estudantes cidadãos da União Europeia devem dirigir-se ao balcão da Câmara Municipal, na Loja do Cidadão.
  • Os/As estudantes de outras nacionalidades devem dirigir-se ao SEF (balcão na Casa da Lusofonia e na Loja do Cidadão).

Localizações e horários dos balcões de atendimento referidos:

Casa da Lusofonia
Rua do Arco da Traição,
3000-056 Coimbra
Horário de Atendimento:
3ª e 5ª feira: 9h30-13h00 / 14h00-17h30

Loja do Cidadão
Avenida Central 16/18/20,
3000-067 Coimbra
Horário de Atendimento:
2ª a 6ª feira – 8h30-19h30 / Sábado – 9h30 – 15h00

4- Registar-se no Centro de Saúde
Para saber qual é o centro de saúde da sua área de residência, ligue 239 796 800 ou pesquise na web: servicos.min-saude.pt/utente

O Centro de Saúde é o local de primeiro contacto para problemas de saúde, que não impliquem atendimento urgente.

Saiba mais sobre seguro e assistência médica nesta página.

5- Obter Número de Identificação Fiscal (NIF)
Este número (semelhante ao CPF no Brasil) é necessário para abrir conta bancária e contratar serviços como internet, telefone, etc.

Se já tiver autorização de residência poderá dirigir-se a:

Serviço de Finanças da Loja do Cidadão
Avenida Central 16/18/20,
3000-067 Coimbra
Horário de Atendimento:
2ª a 6ª feira: 8h30-19h30 / Sábado – 9h30 – 15h00

Caso contrário, deverá solicitar uma declaração de morada na DRI e dirigir-se a:

2ª Repartição de Finanças de Coimbra
Avenida Fernão de Magalhães, 437 – R/C
3000-177 Coimbra
Horário de Atendimento:
2ª a 6ª feira: 9h00-12h30 e 14h00–16h00

6- Abrir conta bancária
Em cada campus universitário existe um balcão de atendimento do Banco Santander Totta.

  • É este banco que emite o cartão de estudante dos alunos da UC.
  • O cartão pode acumular a funcionalidade de cartão bancário.

Saiba mais em www.uc.pt/cartao

Existem outros bancos espalhados pela cidade e na proximidade da universidade, onde poderá abrir conta bancária.

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