Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
VERSÃO BETA

Seguro e assistência médica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) garante os cuidados de saúde necessários a todos os cidadãos que se encontrem em território nacional.

Os estudantes com nacionalidade de um dos Estados-membros da União Europeia (UE) e oriundos do Brasil e de Cabo-Verde, países com os quais Portugal tem um acordo específico no âmbito da saúde e segurança social, têm acesso a centros de saúde e hospitais da rede pública do Sistema Nacional de Saúde, pagando as mesmas taxas pelos serviços prestados que os residentes nacionais.

Os nacionais da UE devem fazer-se acompanhar do Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) e os nacionais do Brasil e de Cabo-Verde dos certificados de direito a assistência médica obtidos nos seus países de origem antes de viajar para Portugal.

Os estudantes de outras nacionalidades e dos restantes países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) têm igualmente acesso ao SNS, mas estão sujeitos ao pagamento de valores diferentes de acordo com as normas e tabelas em vigor. Os estudantes nesta situação devem fazer um seguro de saúde privado que lhes dará acesso, adicionalmente, aos serviços de saúde privados portugueses com os quais a seguradora celebrou acordos para o efeito.

Registo no Centro de Saúde

À chegada, os estudantes devem registar-se no centro de saúde da área de residência onde estão a morar em Coimbra. Os cartões ou certificados de direito a assistência médica, o comprovativo de autorização de residência (para estadias superiores a um ano) e o documento de identificação são necessários para o registo. Feito o registo, os estudantes recebem um número de utente (para estadias superiores a um ano) e passarão a ter acesso aos serviços médicos do Sistema Nacional de Saúde nas mesmas condições que os cidadãos nacionais. Por exemplo, pagarão os mesmos valores, segundo as normas e tabelas em vigor, pelos cuidados de saúde prestados.

Os estudantes portadores de seguros de saúde privados, se assim desejarem, poderão proceder da mesma forma, mas estarão sujeitos ao pagamento de valores diferentes daqueles aplicados aos estudantes abrangidos pelo SNS, de acordo com as normas e tabelas em vigor.

Para saber qual é o centro de saúde da sua área de residência, pesquise na web no Portal do SNS.

pesquisa-centro-saude

O centro de saúde é o local de primeiro contacto para problemas de saúde, que não impliquem atendimento urgente.

Em caso de urgência médica, ligue 112 ou dirija-se aos Hospitais da Universidade de Coimbra: Praceta Prof. Mota Pinto, 3000-075 Coimbra

Linha Saúde24

A Linha Saúde 24, iniciativa do Ministério da Saúde, disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação. Profissionais de Saúde especialmente formados e qualificados dão os melhores conselhos, todos os dias, 24 horas por dia, sobre a forma de lidar com a sua situação de saúde em particular, ajudando-o a resolver o problema você mesmo ou encaminhando-o para o serviço de saúde mais adequado.

Para contactar este serviço, ligue 808 24 24 24.

Serviços Médicos da Universidade de Coimbra

Todos os estudantes da UC com a matrícula e inscrição em dia podem aceder aos Serviços Médicos Universitários localizados no Pólo I.

Seguro escolar da Universidade de Coimbra

Todos os estudantes da UC com a matrícula e inscrição em dia estão abrangidos pelo seguro escolar com cobertura de acidentes durante as atividades letivas na UC ou no estrangeiro desde que autorizadas pela universidade.

Consulte a página dos Serviços Académicos para mais detalhes

Farmácias de serviço: farmaciasdeservico.net