a carregar...

UC.PT

Candidatos Internacionais

Seguro e assistência médica



Os estudantes internacionais, desde que cidadãos de Estados-membros da União Europeia, devem fazer-se acompanhar do Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), que lhes dá o direito a assistência médica em qualquer país da União Europeia. 

Os estudantes de países que não são membros da União Europeia devem fazer um seguro de saúde privado. Este seguro irá dar-lhes acesso aos serviços de saúde privados portugueses com os quais a seguradora celebrou acordos para o efeito.

Existem ainda situações particulares, decorrentes de acordos específicos entre Portugal e outros países, no que concerne a segurança social, como é o caso do que foi firmado com o Brasil, ao abrigo do qual os cidadãos brasileiros podem beneficiar de proteção na área da saúde em território português. Para isso, antes de sair do Brasil, estes têm de requerer o Certificado de Direito à Assistência Médica - CDAM (anteriormente designado de PB-4). O formulário CDAM pode ser solicitado junto das secretarias de saúde ou delegacias de saúde da cidade onde os cidadãos residem.

À chegada, os estudantes devem registar-se no centro de saúde da área de residência onde estão a morar em Coimbra. Os cartões ou certificados de direito a assistência médica, o comprovativo de autorização de residência e o documento de identificação são necessários para o registo. Feito o registo, os estudantes recebem um número de utente e passarão a ter acesso aos serviços médicos do Sistema Nacional de Saúde (SNS) nas mesmas condições que os cidadãos nacionais. Por exemplo, pagarão os mesmos valores, segundo as normas e tabelas em vigor, pelos cuidados de saúde prestados.

Os estudantes portadores de seguros de saúde privados deverão proceder da mesma forma, mas estarão sujeitos ao pagamento de valores diferentes (habitualmente superiores) daqueles aplicados aos estudantes abrangidos pelo SNS, de acordo com as normas e tabelas em vigor. Por isso, é muito importante obter os certificados de direito a assistência médica, nos casos em que se aplique, antes de viajar para Portugal.

Para saber qual é o centro de saúde da sua área de residência, contacte:

Administração Regional de Saúde do Centro, IP
Alameda Júlio Henriques, s/n Apartado 1087
3000-457 Coimbra, Portugal
Tel.: 239.796.800
E-mail: secretariado.ca@arscentro.min-saude.pt

Ou pesquise na web no Portal do Utente

Serviços Médicos da Universidade de Coimbra

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra oferecem vários serviços à comunidade universitária, nomeadamente assistência médica, sanitária, profilática e de rastreio nos Serviços Médicos Universitários localizados no Pólo I.

Existem na cidade outras unidades públicas de saúde, nomeadamente os hospitais do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Linha Saúde24

A Linha Saúde 24, iniciativa do Ministério da Saúde, disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação. Profissionais de Saúde especialmente formados e qualificados dão os melhores conselhos, todos os dias, 24 horas por dia, sobre a forma de lidar com a sua situação de saúde em particular, ajudando-o a resolver o problema você mesmo ou encaminhando-o para o serviço de saúde mais adequado.

Para contactar este serviço, ligue 808 24 24 24.

Seguro escolar da Universidade de Coimbra

Todos os estudantes da UC com a matrícula e inscrição em dia estão abrangidos pelo seguro escolar com cobertura de acidentes durante as atividades letivas na UC ou no estrangeiro desde que autorizadas pela universidade.

Consulte a página dos Serviços Académicos para mais detalhes