Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
VERSÃO BETA

A Universidade de Coimbra

Uma universidade património da humanidade 

A Universidade de Coimbra (UC) é uma instituição portuguesa de ensino superior pública com mais de 700 anos de experiência em educação, formação e investigação. A primeira universidade portuguesa e a única no espaço lusófono até ao início do século XX, a UC afirmou a sua posição ao longo dos anos através da conjugação única de tradição, contemporaneidade e inovação. 

Em 2013 foi classificada pela UNESCO como Património da Humanidade pelo valor do seu património e pelo papel que teve na difusão mundial do saber e cultura em língua portuguesa.

Referência mundial no ensino e investigação

A UC é uma instituição de referência mundial que oferece ensino e investigação em quase todas as áreas de estudo e em todos os níveis de ensino. Participa em programas conjuntos com as melhores universidades do mundo. Alguns exemplos dessas parcerias de excelência são os programas Erasmus MundusMIT PortugalCMU Portugal, Harvard-Portugal Clinical Scholars Research Training ProgramUT Austin Portugal.

A UC faz parte das 500 melhores universidades do mundo no âmbito dos rankings organizados pela CWUR e pela Shanghai Rankings. É considerada pelo QS Stars University Ratings uma instituição de topo (cinco estrelas) e obteve a classificação de “very good” (pontuação máxima) nos diferentes indicadores do U-Multirank, nas áreas de investigação, transferência do conhecimento e internacionalização. Dentro do QS WUR Ranking, a UC está posicionada como a melhor universidade portuguesa e uma das 275 melhores do mundo no indicador “International Students” (estudantes internacionais). Nas áreas de Engenharia Civil, Direito, Ambiente, entre outras, a UC encontra-se entre as 200 melhores do mundo.

A UC integra o Espaço Europeu de Ensino Superior, formado por 47 países, o que significa:

  • ensino e pesquisa de qualidade ao nível dos melhores padrões europeus;
  • inovação e rigor na formação, combinando tradição e contemporaneidade;
  • reconhecimento mútuo de graus de ensino superior;
  • oportunidades de mobilidade para estudos e estágios no âmbito do programa Erasmus;
  • transparência (graus compreensíveis e comparáveis organizados numa estrutura de três ciclos);
  • cooperação europeia na garantia da qualidade.
uc-4-olhares-2

Transferência de saber e inovação

A par da sua missão de ensino e de produção de conhecimento, a UC afirma-se também pela implementação de políticas que visam o desenvolvimento económico e social, enquanto líder na prestação de serviços especializados à comunidade e motor de desenvolvimento tecnológico e de empreendedorismo na cidade, na região e em Portugal.

Ao tornar-se estudante ou investigador da UC poderá beneficiar das diversas oportunidades de formação e desenvolvimento no âmbito destes programas e desempenhar um papel de relevo no mundo académico e empresarial.

Em Coimbra, vai encontrar uma das melhores incubadoras de empresas do mundo - IPN Incubadora - com 50% de spin-offs da Universidade de Coimbra. 

Bem próximo de Coimbra, em Cantanhede, funciona o BIOCANT - o primeiro parque biotecnológico de Portugal, criado em parceria com a UC, que concentra unidades de investigação de ponta e empresas na área das biociências.

ipn

Docentes e investigadores da UC têm à sua disposição a Divisão de Inovação e Transferência do Saber, unidade especializada na promoção e aconselhamento das ligações entre a universidade e o tecido empresarial.

Estrutura e pessoas

Hoje a UC é dotada de uma extensa e complexa estrutura constituída por três pólos universitários, mais de 25000 estudantes, dos quais 20% são internacionais oriundos de cerca de 106 países, 3020 trabalhadores docentes e não-docentes altamente empenhados no desenvolvimento de ensino e investigação de qualidade, bem como na transferência de saber e tecnologia, promovendo o bem-estar da sociedade e a valorização económica do conhecimento humanístico, artístico e científico.

pessoas