a carregar...

UC.PT

Candidatos Internacionais

Uma instituição europeia

A Universidade de Coimbra é uma instituição europeia que faz parte do Espaço Europeu de Ensino Superior, que resultou do chamado Processo de Bolonha.

O Espaço Europeu de Ensino Superior está pensado para ser um espaço aberto que permita ao estudantes e graduados beneficiar de uma mobilidade e de um acesso equitativo, sem obstáculos, a um ensino superior de alta qualidade.





Bruxelas - Sede da Comissão Europeia



As bases essenciais em que este espaço assenta são o reconhecimento mútuo de graus e outras qualificações do ensino superior, a transparência (graus legíveis e comparáveis organizados numa estrutura de três ciclos) e a cooperação europeia na garantia da qualidade.

Neste contexto, a Convenção de Lisboa de 1997 e os instrumentos de transparência pan-europeus como o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) e o Suplemento ao Diploma (SD) desempenham um papel crucial. Igualmente importantes são os documentos Quadro de Qualificações para o Espaço Europeu de Ensino Superior e Referências e Linhas Orientadoras para a Garantia da Qualidade no Espaço Europeu de Ensino Superior. 

Atualmente, o Espaço Europeu de Ensino Superior agrega 47 países, signatários da Convenção Cultural Europeia, que cooperam de modo flexível, envolvendo também organizações internacionais e associações europeias que representam instituições de ensino superior, estudantes, pessoal especializado e empregadores.

Saiba mais sobre o Espaço Europeu de Ensino Superior e a sua concretização na UC e aproveite um mundo de oportunidades criado pela articulação com o Espaço Europeu de Pesquisa e o programa Horizonte 2020.