a carregar...

UC.PT

Candidatos Internacionais

Mobilidade



Grande parte das atividades de ensino e investigação da Universidade de Coimbra tem lugar no âmbito de uma extensa rede de contactos e parcerias internacionais com instituições de ensino superior de todo o mundo, desde a Europa, África, América do Norte e do Sul, à Ásia, Médio Oriente e Austrália.

Pioneira em Portugal no desenvolvimento de programas de intercâmbio estudantil, a UC faz parte do programa Erasmus desde o seu início em 1987 e a sua população estudantil integra nacionais de cerca de 90 países, que conferem uma atmosfera cosmopolita à universidade e à cidade.

A UC tem mais de 1000 acordos bilaterais Erasmus com várias universidades europeias e cerca de 200 acordos bilaterais com instituições de ensino superior de outros países. Recebe aproximadamente 2000 estudantes de intercâmbio por ano e é detentora do prémio de satisfação estudantil: “StudyPortals Award for Outstanding International Student Satisfaction” com uma pontuação de 9.5 numa escala de 1 a 10. Este resultado é baseado em milhares de testemunhos de estudantes, disponíveis no site www.stexx.eu – a maior base de dados de experiências de intercâmbio de estudantes internacionais.

Programas de Mobilidade

Estudantes do ensino superior, inscritos em universidades estrangeiras, podem frequentar um semestre ou um ano letivo na Universidade de Coimbra, no quadro de programas de mobilidade ou como estudantes independentes (designados de “free-movers” em inglês), para realizar estágios ou estudos, em todos os níveis de ensino, num leque alargado de cursos e áreas do conhecimento (ciências naturais e exactas, engenharias, tecnologias, direito, ciências sociais, artes e humanidades, ciências do desporto, ciências da educação, psicologia, medicina e ciências farmacêuticas, etc.).

Estes programas são organizados no âmbito de acordos de cooperação celebrados entre a universidade de origem dos estudantes e a Universidade de Coimbra. Os acordos têm que ser sempre celebrados antes do início do programa de mobilidade.

Se a sua universidade não tem acordo com a Universidade de Coimbra, o presidente/ reitor da sua universidade ou o diretor da sua escola/ faculdade pode propor a celebração de um acordo de cooperação à Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra através do email dri@uc.pt.

Normalmente, no quadro destes acordos, os estudantes pagam apenas taxas académicas nas suas universidades de origem.

Estudantes “free-mover”

Estes estudantes podem candidatar-se de forma independente se a sua universidade de origem não tiver um acordo com a Universidade de Coimbra. Contudo, neste caso, os estudantes têm que pagar propinas na Universidade de Coimbra.

Requisitos linguísticos

Como a maioria das unidades curriculares são lecionadas em português, os estudantes Erasmus são vivamente aconselhados a fazer curso de preparação OLS disponível online (o acesso é fornecido pela instituição de origem). Outros estudantes que não falem português também podem fazer a unidade curricular semestral "Língua Portuguesa Erasmus" na UC, desde que a incluam no seu plano de estudos quando se candidatam à mobilidade. Podem ainda participar do Curso Intensivo de Preparação Linguística no início de cada semestre, em setembro e fevereiro (frequência sujeita ao pagamento de uma taxa).

Existem várias unidades curriculares lecionadas em língua inglesa, e, na maioria dos casos, os estudantes de intercâmbio podem ser autorizados pelos professores a redigir os exames ou a entregar os trabalhos escritos em inglês (ou noutra língua, se ambas as partes a conhecerem). As unidades curriculares dos cursos de Línguas Modernas são geralmente lecionadas nas línguas que fazem parte dos planos de estudo (português, inglês, francês, espanhol, alemão, italiano ou neerlandês).

Candidaturas

Prazos

  • 1 ano letivo/ 1.º semestre: 1 de março a 15 de julho
  • 2.º semestre: 1 de setembro a 15 de dezembro

Procedimento de candidatura

Os estudantes ao abrigo do Erasmus ou de outros Programas de Mobilidade devem efectuar as suas candidaturas online em www.uc.pt/driic/estudantesIN/CandidatIN

Todos os estudantes são vivamente aconselhados a ler o guia de candidatura antes de iniciar a candidatura online.

Mais informações

Pode encontrar informações detalhadas sobre o que fazer antes, durante e após o seu período de mobilidade na página:

www.uc.pt/driic/mobilidade/in

Estudar no estrangeiro

Depois de inscritos na Universidade de Coimbra, os estudantes de grau completo poderão participar em vários programas de mobilidade em outros países da Europa, Estados Unidos, Austrália, América Latina e muitos outros.

Saiba mais em: www.uc.pt/driic/mobilidade/out