a carregar...

UC.PT

Candidatos Internacionais

Programa Preparatório em Língua Portuguesa

O Programa Preparatório em Língua Portuguesa (PPLP)/ Ano Zero - Língua Portuguesa é dirigido a estudantes que foram aceites na UC com base em exames reconhecidos (por exemplo: Gaokao, Liankao, A-Level, International Baccalaureate) mas que não possuem conhecimentos de língua portuguesa no nível requerido (nível B1 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas) para admissão aos cursos de 1.º ciclo e mestrado integrado.

Este programa fornece uma formação intensiva e acompanhamento personalizado para o desenvolvimento de competências em língua portuguesa (de nível A1 a B1). O PPLP é oferecido pela Faculdade de Letras da UC, que iniciou os seus cursos de Língua Portuguesa para estrangeiros há 90 anos e possui investigação e formação avançada na área do ensino da língua portuguesa como língua não materna.

Competências a desenvolver pelos estudantes

No final do curso, os estudantes devem ser capazes de:

  • Compreender e usar o léxico e as estruturas gramaticais adequadas a um nível básico da língua portuguesa;
  • Compreender as ideias essenciais contidas em textos de língua portuguesa;
  • Fazer-se entender em situações de interação comum em língua portuguesa;
  • Compreender as ideias fundamentais que estão a ser comunicadas por um falante de língua portuguesa em situações de interação comum.

Duração
1 ano letivo (10 meses), 60 créditos ECTS

Plano de estudos 2017/2018

1.º Semestre

Comunicação Escrita A1/A2 (6 ECTS)
Comunicação Oral A1/A2 (6ECTS)
Estruturas da Língua Portuguesa A1/A2 (12 ECTS)
Laboratório A1/A2 (6 ECTS)

2.º Semestre

Complemento de Formação em Língua Portuguesa B1 (5 ECTS)
Comunicação Escrita B1 (5 ECTS)
Comunicação Oral B1 (5 ECTS)
Estruturas da Língua Portuguesa B1 (10 ECTS)
Laboratório B1 (5 ECTS)

Avaliação e classificação final

A classificação final, expressa numa escala de 0-20, é calculada com base na média ponderada das classificações obtidas nas unidades curriculares. As unidades curriculares são avaliadas de forma contínua (60%) e com recurso a uma prova final (40%).

A conclusão bem sucedida do curso exige a obtenção de uma nota mínima de 10 valores em cada unidade curricular.

Candidatura e inscrição

Os estudantes candidatam-se directamente ao curso de graduação da sua preferência e indicam no formulário de candidatura que não têm o nível B1 de proficiência em língua portuguesa. Se cumprirem todos os restantes requisitos de admissão ao curso e forem selecionados, então, devem matricular-se e inscrever-se no curso de graduação da sua preferência tal como os restantes estudantes. Antes de o ano letivo se iniciar, os Serviços Académicos realizam a matrícula e inscrição destes estudantes no Ano Zero de Língua Portuguesa. Os estudantes que concluírem com sucesso o Ano Zero, ao fim de um ano letivo, podem iniciar o curso de graduação para o qual foram selecionados. Este procedimento garante a vaga dos estudantes nos cursos de graduação para os quais foram selecionados inicialmente.

Taxas académicas

A informação sobre taxas académicas e outros custos pode ser encontrada nesta página web.