a carregar...

UC.PT

Candidatos Internacionais

Programa Preparatório em Língua Portuguesa

O Programa Preparatório em Língua Portuguesa (PPLP)/ Ano Zero - Língua Portuguesa é dirigido a estudantes que foram aceites na UC com base em exames reconhecidos (por exemplo: Gaokao, Liankao, A-Level, International Baccalaureate) mas que não possuem conhecimentos de língua portuguesa no nível requerido (nível B1 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas) para admissão aos cursos de 1.º ciclo e mestrado integrado.

Este programa fornece uma formação intensiva e acompanhamento personalizado para o desenvolvimento de competências em língua portuguesa (de nível A1 a B1). O PPLP é oferecido pela Faculdade de Letras da UC, que iniciou os seus cursos de Língua Portuguesa para estrangeiros há 90 anos e possui investigação e formação avançada na área do ensino da língua portuguesa como língua não materna.

Competências a desenvolver pelos estudantes

No final do curso, os estudantes devem ser capazes de:

  • Compreender e usar o léxico e as estruturas gramaticais adequadas a um nível básico da língua portuguesa;
  • Compreender as ideias essenciais contidas em textos de língua portuguesa;
  • Fazer-se entender em situações de interação comum em língua portuguesa;
  • Compreender as ideias fundamentais que estão a ser comunicadas por um falante de língua portuguesa em situações de interação comum.

Duração
1 ano letivo (10 meses), 60 créditos ECTS

Plano de estudos

1.º Semestre

Gramática da Língua Portuguesa A1.A2 (10 ECTS)
Comunicação Oral e Escrita A1.A2 (15 ECTS)
Laboratório A1.A2 (5 ECTS)

2.º Semestre

Gramática da Língua Portuguesa B1 (15 ECTS)
Comunicação Oral e Escrita B1 (10 ECTS)
Laboratório B1 (5 ECTS)

Avaliação e classificação final

A classificação final, expressa numa escala de 0-20, é calculada com base na média ponderada das classificações obtidas nas unidades curriculares. As unidades curriculares são avaliadas de forma contínua (60%) e com recurso a uma prova final (40%).

A conclusão bem sucedida do curso exige a obtenção de uma nota mínima de 10 valores em cada unidade curricular.

Candidatura e inscrição

Os estudantes candidatam-se directamente ao curso de graduação da sua preferência e indicam no formulário de candidatura que não têm o nível B1 de proficiência em língua portuguesa. Se cumprirem todos os restantes requisitos de admissão ao curso e forem selecionados, então, devem matricular-se e inscrever-se no curso de graduação da sua preferência tal como os restantes estudantes. Antes de o ano letivo de iniciar, os Serviços Académicos realizam a matrícula e inscrição destes estudantes no Ano Zero de Língua Portuguesa. Os estudantes que concluírem com sucesso o Ano Zero, ao fim de um ano letivo, podem iniciar o curso de graduação para o qual foram selecionados. Este procedimento garante a vaga dos estudantes nos cursos de graduação para os quais foram selecionados inicialmente.

Taxas académicas

A informação sobre taxas académicas e outros custos pode ser encontrada nesta página web.