a carregar...

UC.PT

Candidatos Nacionais (ou Equiparados)

Regime de Mudança de Par Instituição/Curso

A informação aqui disponível aplica-se aos ciclos de estudos conducentes ao grau de licenciado e aos ciclos de estudos integrados conducentes ao grau de mestre. 

Conceito


Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição.

A mudança de par instituição/curso pode ter lugar com ou sem interrupção de matrícula e inscrição numa instituição de ensino superior.

Divisão de ECTS
As vagas são distribuídas em dois contingentes: 1º ano curricular e restantes anos. A divisão dos contingentes é feita em função do número de ECTS creditados. O candidato com 35 ECTS creditados será considerado do 1º ano curricular, mas se lhe creditarem 36 ECTS ou mais será considerado dos restantes anos. A lista de seriação é organizada em função desta divisão.

Condições gerais


Podem requerer a mudança para um par instituição/curso os estudantes que:

a) Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído;

b) Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;

c) Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.

As condições específicas exigidas para cada curso serão apresentadas no aviso de abertura de cada curso.

Os estudantes que ingressaram através de modalidades especiais de acesso têm condições particulares que têm que ser verificadas, como indicado na portaria Portaria n.º 181-D/2015, de de 19 de junho.


Não é permitida a mudança de par instituição/curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito.

Mais informação...
Clique para mais informação...Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho. Aprova o Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior.
Clique para mais informação...Consulte a página dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra - SASUC
O SASUC desenvolve a ação social universitária no âmbito da UC, nomeadamente ao nível de: alojamento, alimentação, apoio médico, apoio à infância e atribuição de bolsas de estudo aos estudantes carenciados.

Clique para mais informação...Consulte a plataforma online de alojamentos da Universidade de Coimbra
Através desta plataforma os estudantes que escolhem a cidade de Coimbra para estudar, podem escolher onde ficar antes de chegarem à cidade.