• Elogios, Sugestões e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de elogios, sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.
    Para apresentar um elogio, sugestão ou reclamação preencha este formulário.
    Agradecemos a colaboração!

    Universidade de Coimbra

    Se pretende manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, por favor clique aqui.

a carregar...

UC.PT

Candidatos Nacionais (ou Equiparados)

Unidades Curriculares (Disciplinas) Isoladas

A Universidade de Coimbra institui um regime de frequência de unidades curriculares isoladas, constantes dos planos de estudo dos seus cursos e ciclos de estudo (1º, 2º, ou 3º ciclo) bem como de cursos não conferentes de grau.

Candidatura


A candidatura à frequência de unidade(s) curricular(es) isolada(s) é realizada no sistema de gestão académica (InforEstudante) num prazo a definir. Em 2014/2015 ocorreu entre 22 de agosto e 22 de setembro de 2014 para unidades curriculares do 1º e/ou do 2º semestre.

A candidatura processa-se da seguinte forma:

  • Para os estudantes ou antigos estudantes da UC com acesso ao sistema Inforestudante, a candidatura é feito a  partir do link "Candidaturas Disciplinas Isoladas" do menu lateral.
  • Os candidatos devem selecionar todas as edições pretendidas, anexar os documentos necessários e submeter a candidatura.
  • As pessoas externas podem fazer um pré-registo para aceder ao Inforestudante.

Haverá ainda um novo período de candidatura apenas para unidades curriculares do 2º semestre. Em 2014/2015 foi de 15 de dezembro de 2014 a 15 de janeiro de 2015.

Não é possível repetir a candidatura a unidades curriculares que que já tenham sido sujeitas a candidatura no período anterior.

Seriação
 

Cada Unidade Orgânica pode definir, anualmente, as unidades curriculares em que, no ano letivo seguinte não é possível a aplicação deste regime ou aquelas em que o mesmo é condicionado, definindo, nesse caso, as respetivas restrições designadamente (número de vagas, formação prévia ou outras condições especiais de acesso, impossibilidade de candidatura fora de prazo).

  • A candidatura a unidades curriculares isoladas que inicialmente não se encontrem condicionadas, pode não ser aprovada caso as turmas fiquem lotadas com a inscrição dos estudantes regulares.
Condições gerais de acesso


Podem candidatar-se à frequência de unidades curriculares isoladas os estudantes inscritos em cursos do ensino superior ou outros interessados desde que maiores de 16 anos.

Nem todas as unidades curriculares aceitam candidaturas por este regime e algumas estão sujeitas a condições de admissão.
Não são elegíveis as unidades curriculares dissertação/relatório de estágio/trabalho de projecto/seminário de tese/ tese.

  • Não são admitidas inscrições em unidades curriculares que não sejam lecionadas no ano letivo da candidatura.
Candidatura ao abrigo do n.º3 do Artigo 8.º do RDIUC
 

Os estudantes inscritos em cursos da UC podem inscrever-se sem custos numa unidade curricular isolada por semestre, se estiverem inscritos a tempo integral no ano letivo, ou numa unidade curricular isolada por ano letivo, se estiverem inscritos noutro regime, desde que essas unidades curriculares sejam do mesmo ciclo do curso em que estão inscritos e não possam ser creditadas nesse curso.

A candidatura ao abrigo do nº 3 do artigo 8º do regulamento de Disciplinas Isoladas da UC é feita no ato de inscrição do estudante da UC no curso que está a frequentar. A candidatura nestes termos fica sujeita a aprovação.

Podem, as Unidades Orgânicas, não aprovar candidaturas a unidades curriculares isoladas que inicialmente não se encontrem condicionadas, caso as turmas fiquem lotadas com a inscrição dos estudantes regulares.

  • Esta candidatura ocorre no momento de inscrição anual no ciclo de estudos.



Condições específicas de cada Unidade Orgânica.

(brevemente disponível a informação para o ano letivo 2015/2016)