a carregar...

SGSIIC

Serviço de Gestão de Sistemas e Infraestruturas de Informação e Comunicação

Distribuição de Software

Descrição do serviço

O serviço de distribuição de software disponibiliza imagens electrónicas dos produtos abrangidos pelos contratos de licenciamento subscritos pela Universidade de Coimbra.

Têm acesso ao serviço as faculdades, os serviços, as unidades orgânicas, os docentes, os técnicos e os funcionários da Universidade de Coimbra.

Os utilizadores ficarão obrigados a consultar e cumprir na íntegra os termos dos contratos de licenciamento dos produtos disponibilizados em conformidade com as condições gerais de utilização impostos pelo fabricante e directamente responsáveis pela utilização do serviço e produtos.


Recomendações de utilização 

Os utilizadores deverão utilizar o serviço no âmbito das funções que desempenham na Universidade de Coimbra. Não é aceitável a utilização do serviço com fins lucrativos.
É inaceitável a utilização do serviço para disponibilização do todo ou partes de produtos a terceiros.

Os utilizadores são responsáveis pela password que lhes é atribuída. Ao solicitarem acesso ao serviço, os utilizadores declaram conhecer as regras de confidencialidade e manutenção de uma password. O utilizador é responsável pelas acções praticadas com a sua identificação (username).


Como aceder ao serviço

  • As imagens do software licenciado, são disponibilizadas através de um share disponível no endereço em https://fs1.uc.pt/software_uc. A autenticação é feita usando as seguintes credenciais: nº mecanográfico e password de email.
  • O acesso ao share é disponibilizado aos técnicos responsáveis pelo serviço de informática das várias UOs / Faculdades. Os técnicos deverão solicitar o acesso através de helpdesk@uc.pt, com a autorização do superior hierárquico.
  • Os produtos disponibilizados encontram-se organizados em diretorias organizadas da seguinte forma:  /plataforma/produto/versao/. Por xx. Para aceder à suite Office: /win/office/2007/
  • As imagens dos CD's/DVD's são disponibilizadas nos formatos ISO (para PC) e IMG (para Mac).
  • Para replicar o media original, deverá possuir um gravador de CD's/DVD’s e o respetivo software de gravação.
  • Deverá selecionar a opção "criar um CD/DVD a partir de uma imagem". Este CD/DVD será uma réplica do original.
  • Para imagens IMG (Macintosh) poderá utilizar o software DiskCopy que vem incluído no sistema operativo, e montar a imagem, que se comportará como um disco virtual.
  • Os utilizadores com equipamentos na rede da Universidade de Coimbra deverão consultar as chaves para instalação de software guardadas na mesma diretoria da respetiva imagem no ficheiro ‘ChaveActivacao.txt’.


Produtos licenciados pela UC

Microsoft

A Universidade subscreve um contrato de licenciamento de software CASA (Campus Agreement Student Agreement), para plataformas clientes e servidor Este contrato licencia todas as máquinas clientes pertencentes à Universidade de Coimbra que possuam um sistema operativo original (OEM), regendo-se este contrato pelos termos constantes no Microsoft Program Guide Campus Agreement e contrato de licença Microsoft Campus Agreement. (Ver Campus Agreement Program Guide)

Os produtos licenciados para postos de trabalho são: Office Suite PC/Macintosh Editions, Windows Desktop Operating System Upgrades, Core Client Access Licence (CALs). Todos os produtos servidores são passíveis licenciar no âmbito do contrato mediante identificação do número de instalações efectuadas ou mantidas durante o período do contrato anterior.


Benefícios associados ao contrato CASA:

1. Software Assurance: Uma espécie de manutenção de software, que pode ser adquirida adicionalmente quando se compra uma licença, que garante as atualizações do sw em causa, durante 2 anos.

2. Work At Home: Beneficio que permite que os colaboradores (docentes/não docentes) contabilizados nos FTE´s possam utilizar nos PC´s de casa todo o software que é disponibilizado no seu posto de trabalho:

· office,

· actualizações SO (upgrade para versões superiores),

· cals básicas (serviço de directoria, impressão,… para domínios)

3. Home Use Program: É um benefício do Software Assurance e permite que, funcionários obtenham uma cópia licenciada, de aplicativos para desktop selecionados do Microsoft Office System (incluindo Microsoft Word, Excel, PowerPoint, Publisher, Access, Outlook, OneNote, Infopath e Groove) para instalar e usar num computador doméstico.

As encomendas são efectuadas directamente no site https://www.microsofthup.com/. O Valor a pagar é +/- 12€. Os utilizadores ficam detentores do Office.


4. DreamSpark: No âmbito do CASA, a UC tem direito a uma subscrição Premium, que deverá ser ativada, e que pode ser utilizada pelo vários departamentos da FCTUC (STEM).

Este beneficio só pode ter uma administrador, que é o contacto que fica associado ao contrato CASA, no entanto, podem ser nomeados utilizadores departamentais para acesso ao SW disponibilizado.

No DREAMSPARK é disponibilizado todo o SW Microsoft (incluindo o Office), desde que seja utilizado no âmbito de fins pedagógicos e investigação. Pode ser instalado nos PC´s de alunos.


5. Student Advantage: Os alunos ativos podem fazer download do Office 365 Professional Plus, que permite instalar nos seus pc´s a versão do Office atual.

Para ativação deste beneficio, é necessário criar uma instância no Office 365. Esta ativação é feita por via do contrato CASA, com apoio do revendedor.


Critérios de elegibilidade para utilização do contrato de CAMPUS:

As entidades deverão cumprir os seguintes requisitos (critérios de elegibilidade):

  1. Estar sob a dependência total da UC
  2. As máquinas são propriedade da entidade/UC e não são usadas para fins comerciais (venda de produtos, tipo IPN spin offs etc…)
  3. As máquinas têm SO OEM, caso contrário nada feito
  4. A entidade destina-se á: educação, investigação ou outros interesses da universidade de Coimbra
  5. O instituto/entidade em causa deve ser gerido maioritariamente pela UC (direção e órgãos de gestão) e detido maioritariamente pela UC.

Caso um destes requisitos falhe, a entidade em causa não pode ser abrangida pelo licenciamento de CAMPUS CASA, podendo optar por iniciativa própria, por um licenciamento OPEN EDUCAÇÃO.


Anti-virus (ESET)

A Universidade subscreve um contrato de licenciamento software na área de segurança e antivírus que pode ser instalado em todos os equipamentos pertencentes à Universidade.

Os produtos subscritos são:

  • ESET EndPoint Antivírus (pc´s)
  • ESET Mail Security (servidores mail)
  • ESET File Server (servidores)

SPSS e AMOS


O contrato de licenciamento SPSS em vigor com a Universidade de Coimbra prevê a utilização do software de análise estatística IBM SPSS Statistics e Amos nos computadores propriedade da Universidade.

Ao abrigo deste mesmo contrato a utilização deste software em computadores pessoais propriedade dos docentes, é permitido desde que:

  1. A sua utilização seja efetuada para fins de suporte à atividade letiva na Universidade.
  2. Seja da responsabilidade da Universidade o processo de instalação do software e a manutenção de um registo com as instalações efetuadas
  3. Caso seja solicitado, esses registos sejam disponibilizados à PSE
  4. A utilização do software pelos docentes só é válida enquanto se mantiver a sua relação com a Universidade de Coimbra e enquanto vigorar o contrato de licenciamento entre a PSE e a Universidade de Coimbra
  5. Os procedimentos a implementar pela Universidade deverão obedecer aos pontos acima enumerados. As regras na instalação do software SPSS em computadores dos alunos são as mesmas.

 Ver TERMOS de UTILIZAÇÃO


MATLAB e SimuLink

A Universidade subscreve um contrato de licenciamento com a MathWorks denominado por “Total Academic Headcount License” (TAH), que prevê a utilização do software MatLAB e Simulink nos computadores propriedade da Universidade e nos pc´s dos alunos.

Para informação mais detalhada sobre o TAH consulte a seguinte documentação:


JMP / SAS

Foi assinado um acordo entre a SAS e a UC (FCTUC) , que permite a utilização do software JMP.

O JMP é um programa para estatística  produzido pela unidade de negócios JMP do SAS Institute. 

O JMP é usado nas seguintes áreas de aplicação:

- Design of Experiments

- Quality Engineering, Reliability and Six Sigma

- Statistics, Predictive Modeling and Data Mining

- Data Visualization and Exploratory Data Analysis

- Consumer and Market Research

- Analytical Application Development

O JMP é disponibilizado a professores e estudantes da UC e pode se utilizado no ensino e na investigação acadêmica. 

Como obter o JMP Pro?

  1. Contactar o técnico responsável pelo serviço de informática da sua Unidade Orgânica.
  2. Descarregar os ficheiros de instalação necessários.
  3. Executar o ficheiro de instalação:

Windows:

.../JMP/WINDOWS/JMP/JMP_Pro/13_1/Windows/setup.exe

Mac:

.../JMP/MAC/JMP/JMP_Pro/13_1/Macintosh/JMP-13.dmg

Informação adicional: