a carregar...

UC.PT

Destaques

Novo Ranking Internacional: U-Multirank atribui Nota Máxima à UC em Investigação e Internacionalização

Publication date: 13-05-2014 13:42

Imagem


Já são conhecidos os resultados da primeira edição do U-Multirank, novo ranking internacional de universidades. A nível global, a Universidade de Coimbra (UC) tem pontuação máxima (“Very Good”) em vários indicadores integrados nas áreas de Investigação, Transferência de Conhecimento, Internacionalização e Participação Regional (ver tabela no final do texto).

Financiado pela União Europeia, o U-Multirank (www.umultirank.org) é um novo ranking internacional de avaliação das universidades, realizado por um consórcio independente liderado pelo Centre for Higher Education (CHE), na Alemanha, e pelo Center for Higher Education Policy Studies (CHEPS), nos Países Baixos, e nesta primeira edição avalia mais de 850 instituições, de 70 países.

Tem uma abordagem diferente dos atuais rankings internacionais de avaliação de desempenho das universidades: é multidimensional e dispõe de uma ferramenta única que permite a comparação do desempenho das Instituições de Ensino Superior em 5 grupos distintos: investigação, ensino e aprendizagem, orientação internacional, transferência de conhecimento e participação a nível regional. As classificações vão desde A = "muito bom" até E = "fraco".

Além de mostrar o desempenho global das instituições, o U-Multirank avalia também por área específica: este ano foram considerados os campos de negócios, engenharia elétrica, engenharia mecânica e física. Aqui a excelência da UC volta a ser destacada em vários indicadores (tabela no final do texto).

O U-Multirank é ainda diferente porque permite que os utilizadores decidam o que querem comparar. Considera a diversidade de perfis das instituições de ensino superior, e também a diversidade de necessidades dos diferentes stakeholders. Tenta, por isso, tornar toda esta diversidade visível. Segundo o consórcio responsável pela iniciativa, “não faz sentido comparar a Universidade de Harvard com uma Academia de Artes”. Promove-se, antes, a comparação de instituições que têm perfis semelhantes.

De acordo com o Vice-reitor responsável pela área da investigação, Amílcar Falcão, os resultados agora divulgados traduzem «uma tendência crescente e consistente na produção de conhecimento e globalização da Universidade de Coimbra».

Os resultados do novo ranking reforçam o bom desempenho da UC nos diferentes rankings universitários internacionais, nomeadamente a atribuição de 5 estrelas (pontuação máxima) nas áreas de investigação, inovação, internacionalização, instalações e acessibilidades no rating da QS Stars (junho de 2013), a entrada no top 500 da ARWU - Ranking de Xangai (agosto 2013) e a subida de 27 posições no ranking da QS (setembro 2013).

Avaliação Global da UC - classificação máxima (“Very Good”)
Research External research income; Art related output;  Post-doc positions
Knowledge Transfer Spin-offs
International Orientation Student mobility; International joint publications
Regional Engagement BA graduates working in region; MA graduates working in region
Avaliação por áreas do saber - classificação máxima (“Very Good”)
Business

Student-staff ratio; Publication output; Top cited paper;

Income from private sources

Electrical Engineering Academic staff with PhD; External research income; Publication output; Post-doc positions; Regional joint publications; Students internship in the region
Mechanical Engineering

Academic staff with PhD; Doctorate productivity; Publication output; Citation rate; Top cited papers;

Post-Doc positions; Regional joint publications

Physics

MA graduates in normative time; Academic staff with PhD;

Publication output; BA programs international orientation;

International joint publications