a carregar...

UC.PT

Destaques

Socientize: Projetos de ciência cidadã

Publication date: 09-09-2014 08:49

Imagem

Promovido pela Comissão Europeia, o SOCIENTIZE é um projeto de Ciência Cidadã, cujo objetivo principal é fazer do cidadão comum um verdadeiro cientista em projetos de investigação científica reais.

Através do computador ou do telemóvel, a Ciência está agora a um passo do cidadão. O projeto SOCIENTIZE disponibiliza milhares de tarefas científicas prontas a serem realizadas por qualquer cidadão que queira contribuir para um ou mais projetos científicos. Desde marcar células cancerosas, a descobrir um caminho de palavras e a contar manchas solares, fazer Ciência já não é só para cientistas, mas para todos os que queiram fazer parte dela.
O projeto pretende criar um fórum para a cooperação entre investigadores, fornecedores de recursos, administradores de sistemas e cidadãos voluntários, cujos trabalhos estarão integrados numa interface padronizada, com ferramentas comuns e espaços de trabalho para todos.
Como integrantes da rede de públicos do SOCIENTIZE estão investigadores de entidades públicas, universidades e institutos de investigação de todas as áreas, professores e estudantes das universidades e escolas secundárias, empresas privadas com interesses em tecnologia e inovação, centros artísticos, jornalistas, organizações de divulgação científica e, claro, todos os cidadãos que queiram participar.
O SOCIENTIZE é representado em Portugal pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e pela Universidade de Coimbra e conta com a parceria da Universidade de Saragoça (Espanha), Universidade Federal da Campina Grande (Brasil), Tecnara (Espanha) e do Centro para a Inovação Social (ZSI, Áustria). 

Consulte a página oficial aqui 

No próximo dia 22 de setembro, em Bruxelas, realizar-se-à  uma Conferência sobre Ciência Cidadã na Europa.

Toda a informação sobre o evento disponível em http://ec.europa.eu/digital-agenda/en/news/conference-citizen-science-europe