a carregar...

UC.PT

Destaques

Prémio UC 2016

Publication date: 08-02-2016 11:57

AdelioMendes

Adélio Miguel Magalhães Mendes é Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Professor convidado da Universidade de Aarhus na Dinamarca.

Com um percurso distinto tanto ao nível pedagógico como científico e social, foi responsável pela requalificação integral das condições laboratoriais no âmbito das disciplinas práticas lecionadas no Departamento de Engenharia Química da FEUP. O reconhecimento do seu contributo levou-o a licenciar alguns desses trabalhos à empresa Armfield (UK), que atualmente é o maior fornecedor mundial da área.

Do ponto de vista científico, Adélio Mendes conta com mais de 250 artigos em revistas internacionais e 21 famílias de patentes. Ao longo dos últimos anos, dinamizou diversos projetos nacionais e internacionais que globalmente representaram um financiamento global superior a dez milhões de euros. Em 2012, foi-lhe atribuída uma Advanced Grant no valor de cerca de dois milhões de euros pelo European Research Council, que visa o desenvolvimento de células solares sensibilizadas com corante.

Adélio Mendes é responsável pela publicação de várias patentes e atualmente está a negociar mais duas provisórias, uma sobre membranas de carbono e outra na área das células de combustíveis. Esteve ainda envolvido na criação de várias empresas, a Paralab SA, a Sysadvance e a VisBlue.

Em 2011 a empresa multinacional americana atribui-lhe o prémio “Air Products Faculty Ecellence 2011 Award”, ainda em 2011 recebeu os prémios Solvay & Hovione Innovation Challenge SHIC’11, Ramos Catarino Inovação e Prémio ACP – Diogo Vasconcelos Applied Research pelos desenvolvimentos na selagem assistida a laser de células solares. Mais recentemente, em 2015, a Câmara Municipal do Porto atribuiu-lhe a medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.

Patrocinado pelo Banco Santander-Totta e apoiado pelo Jornal de Notícias, o Prémio Universidade de Coimbra distingue «uma personalidade de nacionalidade portuguesa que se tenha afirmado por uma intervenção particularmente relevante e inovadora nas áreas da cultura ou da ciência» e será entregue no próximo dia 1 de março, durante a sessão solene comemorativa do 726.º aniversário da UC.