a carregar...

UC.PT

Colégio das Artes

Doutoramento em Arte Contemporânea


O Doutoramento em Arte Contemporânea do Colégio das Artes distingue-se pela formação transversal no domínio da arte contemporânea através de uma reflexão crítica, integrada e transdisciplinar.


Objectivos

É objectivo do nosso Doutoramento em Arte Contemporânea (que ganha materialidade e substância nas teses nele defendidas) a criação de espaços de especulação qualificados nos processos de produção artística tendo as práticas artísticas como objecto e /ou instrumento de investigação. O DAC encontra, tanto nas metodologias de acção como nos objectivos a atingir, a mais produtiva permeabilidade nas relações entre meio académico e o universo das práticas artísticas, podendo ser a academia um espaço singular no olhar sobre a obra de arte, nas potencialidades das práticas autorreflexivas dos próprios processos de criação. Um doutoramento, para os criadores, não será aqui um intervalo no seu percurso artístico mas um lugar onde se abrem novas possibilidades. Caminhos abertos pelas relações que se estabelecem na estrutura curricular e pelas potencialidades de orientação oferecidas por este doutoramento e, sobretudo, pelos resultados que se expressam na autonomia dos doutorando(a)s de aqui construírem o seu próprio caminho. Caminho construído no Colégio das Artes, e a partir do Colégio das Artes cuja atividade consubstancia a forma como se estabelece como lugar e ponto de partida.



Organização

Este ciclo de estudos organiza-se em 6 semestres, com a realização de um seminário temático em cada um dos dois primeiros semestres.

O Seminário de Arte Contemporânea pode organizar-se como uma única unidade dividida por dois semestres, ou ser composta de duas unidades independentes.

Na constatação de que a produção artística acontece sempre em relação e contaminação, este seminário incluirá um ciclo de conferências (As Artes do Colégio) com contributos de diferentes áreas do saber que, nos seus corpus diversificados, interpelam a Arte Contemporânea, sendo, por outro lado, a sua centralidade reforçada pela presença de agentes do maior relevo na produção e divulgação artística contemporânea portuguesa.

Em complementaridade, terá ainda lugar, neste seminário, a apresentação e o confronto de experiências, que envolve os doutorandos nas discussões em torno dos processos conceptuais, bem como das práticas artísticas e curatoriais.

Os seminários de Investigação serão o resultado dos planos de investigação dos doutorandos e serão centrados sobre questões materiais e metodológicas dos seus planos de investigação.

Os semestres seguintes são centrados na elaboração do trabalho de tese, sempre acompanhado de orientação tutorial e sujeito à apresentação e apreciação de um relatório semestral por parte do doutorando.

A prestação de prova final com a apresentação da tese exige a prévia aprovação no Seminário assim como dos relatórios semestrais.

O Plano de Estudos deste 3º Ciclo do Colégio das Artes corresponde à necessidade de aprofundar o trabalho de investigação e de reflexão crítica iniciada nos 2ºs ciclos, criando oportunidades para o desenvolvimento de projetos de investigação que cruzam metodologias artísticas com as várias áreas que transversalmente compõem o espetro científico do Colégio das Artes.

Assim, o Doutoramento em Arte Contemporânea é um programa pioneiro em Portugal e situa-se numa linha de desenvolvimento de competências avançadas nesta ampla área de estudo e de prática.

A especificidade do projeto educativo do Doutoramento em Arte Contemporânea do Colégio das Artes situa-se em dois eixos fundamentais:

  • O caráter transversal da abordagem, que cruza os saberes da academia (nos campos da História e Teoria de Arte, Estética, Estudos Fílmicos, Arquitetura) com a prática artística;
  • Uma continuidade em relação aos 2ºs ciclos na área da arte, abrindo o leque de perspetivas adotadas em direção à produção teórica, mas também em direção a saberes específicos da imanência da exposição como dispositivo ou da prática de ateliê como prática projetual.

Desta forma, o Doutoramento em Arte Contemporânea possui uma intensa relação com a natureza culturalmente diversa e miscigenada da arte contemporânea, possuindo um ponto de vista de abertura conceptual às exigências do universo artístico, no campo da observação participada.

ECTS | 180



Observações

1. Parte dos ECTS pode ser adquirida por acreditação da formação realizada em instituições congéneres nacionais ou internacionais.

2. O Seminário de Arte Contemporânea será programado e anunciado anualmente pelo Colégio das Artes.

O corpo docente afeto ao Doutoramento em Arte Contemporânea é composto pelos seguintes professores e investigadores: