a carregar...

UC.PT

Colégio das Artes

Mensagem do Diretor

 
pátio do colégio das artes

Criado, em 2006, por proposta do Senado da Universidade de Coimbra, o Colégio das Artes recebe um nome de prestigiosa tradição na nossa História, embora num contexto pedagógico e científico muito diferente. Este acto fundador representa uma homenagem a um passado exemplar, mas é, igualmente, uma manifestação clara da ambição que se quer colocar num inovador projecto de futuro.Em 2008, o Colégio conquista a condição de unidade orgânica de ensino e investigação nos Estatutos da Universidade de Coimbra, que o definem como “uma Escola de Estudos Avançados que dá coesão institucional a uma reflexão científica interdisciplinar nos domínios artísticos e desenvolve o espírito criativo, em diálogo permanente com o conjunto dos saberes cultivados nas várias Faculdades.”

O Colégio das Artes inicia as suas actividades lectivas em 2010-2011. O seu campo privilegiado de intervenção é a contemporaneidade, sem nunca perder de vista as perspectivas originárias das Humanidades para, no cruzamento com a teoria da arte e com a prática artística, contribuir para uma compreensão mais profunda do território móvel e flexível, transdisciplinar e complexo, que é hoje o da Arte.

Enquanto pólo de investigação que se situa nas zonas de confluência das várias disciplinas artísticas, no âmbito da arte contemporânea, e nas suas relações com outras áreas, o Colégio colabora com as unidades orgânicas da Universidade de Coimbra onde existem importantes bolsas de conhecimento imprescindíveis para a abordagem das artes dos nossos dias, estabelecendo também laços com instituições de referência na divulgação da arte contemporânea. Fisicamente, o Colégio localiza-se no edifício do Colégio das Artes, espaço que partilha com o Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Para além dos espaços próprios das actividades lectivas e dos serviços administrativos, o mesmo edifício alberga espaços onde promove actividades próprias e em parceria.

O Colégio das Artes, nas dinâmicas que estabelece entre a produção artística e a universidade, afirma-se simultaneamente como uma escola de pensamento e como um espaço de ensino e de investigação em que a arte não é apenas objecto mas também instrumento de estudo. 

Bem-vindos ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra