a carregar...

UC.PT

1ª Workshop Portuguesa de Chuvas de Meteoros

1ª Workshop Portuguesa de Chuvas de Meteoros: origens e descendência


Coimbra, 19 de novembro 2011, das 10:30 às 18:30.

Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, Portugal


A Terra é atingida a cada segundo por 1kg de matéria vinda do Espaço, resultando numa taxa anual da 20000 toneladas, matéria esta muito rica em moléculas de água e matéria orgânica, cujo papel catalisador de Vida no nosso planeta está ainda por compreender. Estudar "bólides" e "chuvas de meteoros", permite-nos não só melhor conhecer os seus progenitores mas também identificar a queda de meteoritos possibilitando-nos a sua recuperação.

Motivada pela pertinência da criação de um sistema de monitorização de meteoros em Portugal e o desenvolvimento de uma linha de investigação científica no tema, esta "1ª Workshop Portuguesa de Chuvas de Meteoros" juntará astrónomos e geofísicos portugueses, profissionais e/ou amadores, contando também com a presença de especialistas do "Institut de Mécanique Celeste et de Calcul des Éphémérides" e do "Observatoire de Paris".

A workshop tem como tema central as questões de instalação e utilização de instrumentação e software para a observação de meteoros, critérios de identificação de seus corpos progenitores, famílias de meteoritos associadas, e a potenciação do papel dos astrónomos amadores na investigação científica.

ATENÇÃO: AS INSCRIÇÕES ESTÃO ENCERRADAS. 

Clique aqui para consultar o programa.

Nota: Parte da workshop será realizada em língua inglesa.


Organização:

Centro de Física Computacional (CFC)
Centro de Geofísica da Universidade de Coimbra (CGUC)
Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra (OAUC)

logos_centros

Apoios:
Intercâmbio de investigadores ao abrigo do Acordo de Cooperação Transnacional entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal, e o Centre National de la Recherche Scientifique, França.

logos_apoios

A Comissão de Organização / Local Organizing Committee (LOC):

Nuno Peixinho (CFC/OAUC)
Teresa Barata (CGUC)
Rui Gonçalves (UDMF-IPT)