a carregar...

UC.PT

Sistema de Gestão da UC

Ensino

  

A promoção de um ensino/aprendizagem de qualidade e assente numa constante melhoria é uma preocupação da Universidade de Coimbra (UC). A gestão da qualidade pedagógica da UC suporta-se num modelo conceptual que assenta num desdobramento em cascata de vários níveis de avaliação: estudantes, docentes, unidades curriculares, cursos/ciclos de estudo, unidades orgânicas/departamentos e universidade.

Assim, é anualmente desencadeado o ciclo de avaliação da qualidade pedagógica, que engloba os seguintes mecanismos:

- inquéritos aos estudantes e docentes;

- relatórios de autoavaliação do curso/ciclo de estudos;

- relatório de autoavaliação da Unidade Orgânica;

- relatório de autoavaliação do SG.UC.

Pretende-se assim assegurar o envolvimento das principais partes interessadas na qualidade pedagógica da UC, visando a identificação de ações que permitam garantir a lógica do princípio de melhoria contínua neste âmbito.



Novidades!



ALTERAÇÕES AOS INQUÉRITOS A ESTUDANTES

Os inquéritos pedagógicos na UC mudaram, na sequência dos contributos das várias partes interessadas (nomeadamente de estudantes e docentes) e também de um estudo com vista à sua otimização e simplificação.

Os inquéritos encontram-se agora mais simples e menos extensos.

As principais alterações efetuadas ao inquérito a estudantes foram as seguintes:

1 | Eliminação de algumas questões redundantes

2 | Aplicação das questões relativas às condições de funcionamento do curso apenas uma vez em cada ano letivo

3 | Possibilidade de realizar comentários por unidade curricular

4 | Alteração da formulação de algumas questões e respetivos indicadores

5 | Ajuste das questões apresentadas quando os estudantes indicam ter frequentado apenas de 0-20% de um perfil de turma de uma unidade curricular

6 | Ajuste da mensagem inicial



I. Gestão da qualidade pedagógica - planeamento

Consulte aqui o cronograma para o ano letivo 2017/2018.



II. Questões frequentes

Esta área contempla um conjunto de questões que surgem frequentemente no âmbito do ciclo de avaliação da gestão da qualidade pedagógica, nos processos de auscultação (inquérito a estudantes, doutorandos e docentes) e avaliação (relatório de autoavaliação do curso/ciclo de estudos e relatório da Unidade Orgânica).

1 | Inquérito aos estudantes

2 | Reflexão dos docentes

3 | Relatório de autoavaliação de curso/ciclo de estudos

4 | Relatório de autoavaliação da unidade orgânica



III. Algumas medidas implementadas

Em 2010/11 iniciou-se a integração dos inquéritos pedagógicos em NÓNIO. Face ao feedback das partes interessadas, foram implementadas medidas com vista a otimizar o processo. 

Destas medidas, relativas ao inquérito aos estudantes e à reflexão dos docentes, destacam-se as  seguintes:

1 | Inquérito aos estudantes

2 | Reflexão dos docentes



AÇÕES DE MELHORIA IMPLEMENTADAS POR FACULDADE - 2016/2017

Histórico

Veja ações de melhoria implementadas em anos anteriores: 2015/2016 | 2014/2015

Nos vídeos que se seguem estão contemplados alguns exemplos de ações de melhoria que cada uma das unidades orgânicas implementou em 2016/2017 e/ou no início de 2017/2018 com base nos resultados dos inquéritos pedagógicos.