a carregar...

UC.PT

Sistema de Gestão da UC

Ensino

  

A promoção de um ensino/aprendizagem de qualidade e assente numa constante melhoria é uma preocupação da Universidade de Coimbra (UC). A gestão da qualidade pedagógica da UC suporta-se num modelo conceptual que assenta num desdobramento em cascata de vários níveis de avaliação: estudantes, docentes, unidades curriculares, cursos/ciclos de estudo, unidades orgânicas/departamentos e universidade.

Assim, é anualmente desencadeado o ciclo de avaliação da qualidade pedagógica, que engloba os seguintes mecanismos:

- inquéritos aos estudantes e docentes;

- relatórios de autoavaliação do curso/ciclo de estudos;

- relatório de autoavaliação da Unidade Orgânica;

- relatório de autoavaliação do SG.UC.

Pretende-se assim assegurar o envolvimento das principais partes interessadas na qualidade pedagógica da UC, visando a identificação de ações que permitam garantir a lógica do princípio de melhoria contínua neste âmbito.



Novidades!



ALTERAÇÕES AOS INQUÉRITOS A ESTUDANTES

Os inquéritos pedagógicos na UC mudaram, na sequência dos contributos das várias partes interessadas (nomeadamente de estudantes e docentes) e também de um estudo com vista à sua otimização e simplificação.

Os inquéritos encontram-se agora mais simples e menos extensos.

As principais alterações efetuadas ao inquérito a estudantes foram as seguintes:

1 | Eliminação de algumas questões redundantes

2 | Aplicação das questões relativas às condições de funcionamento do curso apenas uma vez em cada ano letivo

3 | Possibilidade de realizar comentários por unidade curricular

4 | Alteração da formulação de algumas questões e respetivos indicadores

5 | Ajuste das questões apresentadas quando os estudantes indicam ter frequentado apenas de 0-20% de um perfil de turma de uma unidade curricular

6 | Ajuste da mensagem inicial



I. Gestão da qualidade pedagógica - planeamento

Cronograma para o ano letivo 2018/2019 disponível brevemente.



II. Questões frequentes

Esta área contempla um conjunto de questões que surgem frequentemente no âmbito do ciclo de avaliação da gestão da qualidade pedagógica, nos processos de auscultação (inquérito a estudantes, doutorandos e docentes) e avaliação (relatório de autoavaliação do curso/ciclo de estudos e relatório da Unidade Orgânica).

1 | Inquérito a estudantes

2 | Reflexão de docentes

3 | Relatório de autoavaliação de curso/ciclo de estudos

4 | Relatório de autoavaliação da unidade orgânica



III. Algumas medidas implementadas

Em 2010/11 iniciou-se a integração dos inquéritos pedagógicos em NÓNIO. Face ao feedback das partes interessadas, foram implementadas medidas com vista a otimizar o processo. 

Destas medidas, relativas ao inquérito aos estudantes e à reflexão dos docentes, destacam-se as  seguintes:

1 | Inquérito a estudantes

2 | Reflexão de docentes



AÇÕES DE MELHORIA IMPLEMENTADAS POR FACULDADE - 2016/2017

Histórico

Veja ações de melhoria implementadas em anos anteriores: 2015/2016 | 2014/2015

Nos vídeos que se seguem estão contemplados alguns exemplos de ações de melhoria que cada uma das unidades orgânicas implementou em 2016/2017 e/ou no início de 2017/2018 com base nos resultados dos inquéritos pedagógicos.