Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Formação

Formação em Progresso
O Formador Luís Barata

Formação em Novas Tecnologias de Informação e Comunicação

O desenvolvimento das tecnologias informáticas, com o acesso ao correio electrónico, a base de dados, a bibliotecas virtuais, a CD-ROM, a uma enorme oferta de software, etc., está a provocar mudanças enormes no estudo e na vida. Manusear os computadores e trabalhar utilmente com eles torna-se imprescindível no processo ensino/aprendizagem.
A utilização dos computadores veio permitir às pessoas com deficiência visual, a realização autónoma de tarefas, que de outro modo seriam impossíveis ou muito difíceis de realizar.
O acesso à informática, por este público, só é possível mediante o uso de ferramentas específicas, (leitor de ecrã, terminais de voz).
A Universidade de Coimbra, consciente desta situação, promove e proporciona aos seus estudantes com deficiência visual, desde há alguns anos, programas de formação nas novas tecnologias. Esta formação, que se realiza no âmbito do Gabinete de Apoio Técnico-Pedagógico a estudantes com deficiência (ATPED), consta por um lado, de módulos gerais - tais como Windows, Word, Excel, entre outros - e, por outro lado, de módulos mais específicos – tais como leitores de ecrã, terminais Braille ou computadores adaptados.
Esta formação é individualizada, com a duração de 90 minutos e com aulas marcadas de acordo com o calendário escolar do aluno.
É importante salientar que, se até meados da década de 90, a produção de material para deficientes visuais, na nossa universidade, tinha como base a gravação de textos e residualmente o Braille, a tendência actual é para que o suporte digital assuma a preferência quase exclusiva da maioria dos formandos. Isto mostra por um lado, uma grande utilização do computador por parte dos nossos formandos e, por outro lado, constitui um desafio, pois cada vez a exigência dos nossos estudantes é maior na constante procura de melhorar as possibilidades de aceder à informação.

A formação individualizada nas novas tecnologias veio permitir que:

  • O estudante usufrua de formação certificada, gratuita e adequada às suas necessidades através de aulas individualizadas de 90 minutos;

  • A aquisição de conhecimentos ao nível de programas informáticos;

  • A realização autónoma de actividades em contexto escolar, social, lúdicas e outras;

  • A sensibilização para o uso das novas tecnologias, enquanto ferramenta imprescindível de trabalho;

  • A possibilidade de dispor de todos o s materiais didáctico/pedagógicos em suporte digital;

  • Atendimento pontual de solicitações no ATPED âmbito da Formação;

  • Informação e aconselhamento sobre ajudas técnicas imprescindíveis ao desempenho das suas tarefas escolares;

  • Aulas de Braille.

© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:184
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
QWeb Boas Praticas