a carregar...

UC.PT

Destaques

José Epifânio da Franca vence Prémio Universidade de Coimbra 2008

José Epifânio da Franca - Prémio UC 2008

José Epifânio da Franca, docente universitário e presidente e co-fundador da empresa tecnológica Chipidea, é o vencedor da edição de 2008 do Prémio Universidade de Coimbra, um dos mais importantes a nível nacional nos campos da ciência e da cultura.

Nascido em 1955, José Epifânio da Franca é licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico (IST) e doutorado pelo Imperial College of Science and Technology da Universidade de Londres. É actualmente professor catedrático convidado do IST. Em 1997, foi um dos fundadores da Chipidea, a primeira empresa portuguesa dedicada ao desenvolvimento de circuitos integrados analógico-digitais, que em poucos anos se tornou líder mundial no sector de alta tecnologia em que se insere, ranking que mantém de há quatro anos a esta parte.

Franca é ainda autor e co-autor de cinco patentes internacionais no domínio das redes de capacidade comutada e os principais resultados dos seus trabalhos académicos foram publicados em cerca de 60 revistas científicas e vários livros de investigação. Entre 1991-1992, foi secretário de Estado dos Recursos Educativos.

Franca foi também o primeiro português a ser eleito Fellow do Institute of Electrical and Electronical Engineers (IEEE) e recebeu em 1999 o Golden Jubilee Medal Award da Circuit and Systems Society, distinção atribuída aos 100 cientistas mais importantes dos últimos 50 anos na sua área de investigação. Em 2006, foi distinguido pelo Presidente da República com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito.

O Prémio Universidade de Coimbra, patrocinado pelo Banco Santander-Totta e apoiado pelo Jornal de Notícias, é entregue anualmente a uma personalidade de nacionalidade portuguesa que se tenha destacado nas áreas da cultura ou da ciência.

José Epifânio da Franca receberá o Prémio a 1 de Março de 2008, durante a Sessão Solene comemorativa do 718.º aniversário da Universidade de Coimbra.

Para mais informações, consulte: http://www.uc.pt/premiouc