a carregar...

DRI

Divisão de Relações Internacionais

Mobilidade de Docentes para Missões de Ensino

ERASMUS+ Staff Mobility Teaching Assignment – STA - 2017/2018



A mobilidade de Docentes é uma das atividades centrais na cooperação interuniversitária, que visa contribuir para a promoção da dimensão europeia e da qualidade do Ensino Superior, principalmente junto dos estudantes da Universidade de Coimbra que não têm a possibilidade de realizar qualquer tipo de mobilidade. Para além disso, a realização de uma Missão de Ensino Erasmus representa, para o próprio docente, uma oportunidade de valorização pessoal e profissional.

Antes do início da missão, aconselha-se a leitura do Guia de Mobilidade STA, que se encontra disponível nesta página.

REGRAS

A mobilidade de docentes para fins de ensino terá a duração mínima de 2 dias consecutivos (mínimo 8 horas de lecionação) e máxima de 2 meses - período durante o qual o docente dará aulas numa universidade com a qual a UC possui um acordo de cooperação na respetiva área (cf. a lista “Acordos bilaterais Erasmus+ Mobilidade de Docentes” na página Acordos Bilaterais), localizada num dos países participantes no Programa (Estados-membros da UE, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Islândia, Listenstaine, Noruega e Turquia).

De realçar que o facto de existir um acordo Erasmus não implica que haja necessariamente mobilidade financiada com essa universidade. Isto significa que o docente terá sempre de apresentar a sua candidatura à mobilidade junto da DRI, do Coordenador Departamental Erasmus ou do respetivo Gabinete de Relações Internacionais (GRI).

Perguntas frequentes

Lista de perguntas frequentes relacionadas com a mobilidade docente Erasmus+ STA.

CANDIDATURA

»» Antes da Mobilidade:

  1. ler atentamente o Guia de Mobilidade STA;
  2. preencher e assinar a ficha de candidatura;
  3. acordar formalmente o Programa da Missão de Ensino/ Staff Mobility for Teaching - Mobility agreement, em conjunto com a universidade estrangeira, e antes da missão ter início.

Estes 2 últimos documentos têm obrigatoriamente de ser remetidos à DRI (ou ao GRI da sua Faculdade), pelo menos 1 mês antes da missão de ensino ter início e até 30 de abril para todas as mobilidades previstas até ao fim do ano letivo.

»» Depois da Mobilidade:

O docente dispõe do prazo máximo de 15 dias para entregar na DRI (ou no Gabinete de Relações Internacionais da sua Faculdade) os documentos finais:

N.B.: Compete ao docente fazer o seu próprio pedido de deslocação em serviço ao estrangeiro, ao abrigo do Programa Erasmus+, não sendo necessário enviar cópia para a DRI.

FORMULÁRIOS:

* A ficha de docente e o programa de missão estão disponíveis na área privada da página da UC, no menu “Documentos” na secção “MOS | UC”. Uma vez autenticado e dentro da secção “MOS | UC”, basta inserir a referência do impresso (ex. 0031) no campo de pesquisa e descarregar ficheiro para preencher.

Lista de missões por Faculdade

flfdfmfctfffefpcefcdef

Para mais informações sobre o processo de candidatura e execução de uma Missão de Ensino, contacte-nos através do email: dri.mobilidade@uc.pt