Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Erasmus ICM – Missões de Ensino/ Staff Teaching Assigment (STA)

REGRAS GERAIS

A mobilidade Erasmus ICM (International Credit Mobility) deverá ter uma duração mínima de 5 dias de atividade (excluindo domingos), aos quais acresce 2 dias de viagem. A duração máxima é a estipulada para a vaga que lhe foi atribuída. O número mínimo de aulas por semana é de 8h.

A bolsa inclui ajudas de custo e verba para apoio à aquisição da viagem. Ambos os valores são tabelados pela Comissão Europeia e podem ser consultados na página do projeto ICM.UC.

O docente tem direito a um Seguro de Acidentes Pessoais (viagem, assistência médica, repatriamento, responsabilidade civil) providenciado pela DRI antes do início da mobilidade.

CHECK LIST

»» Antes da Mobilidade:

  1. Acordar formalmente o Programa da Missão de Ensino/ Staff Mobility for Teaching - Mobility agreement em conjunto com a universidade estrangeira, e antes da missão ter início
  2. Receber “Scholarship Letter” providenciada pela DRI
  3. Adquirir a viagem e alojamento
  4. Adquirir visto (para alguns destinos, há possibilidade de adquirir o passaporte especial, que isenta de visto. Informe-se junto da DRI para o email dri.cplp@uc.pt)
  5. Fazer o registo de viajante no portal das Comunidades Portuguesas, onde poderá obter alertas, conselhos ao viajante, informação sobre a rede consular, entre outras
  6. Ir à consulta do viajante (pode ser marcada junto dos serviços médicos dos SASUC)
  7. Assinar o Contrato de bolsa junto da DRI
  8. Receber o Seguro de Acidentes Pessoais (viagem, assistência médica, repatriamento, responsabilidade civil) providenciado pela DRI
  9. Receber a bolsa no IBAN indicado no formulário de candidatura. A bolsa inclui ajudas de custo e verba para apoio à aquisição da viagem. Ambos os valores são tabelados pela Comissão Europeia e podem ser consultados aqui na página do projeto ICM.UC

O Programa de Missão tem obrigatoriamente de ser remetido à DRI antes da missão ter início já assinado pela instituição de acolhimento, uma vez que faz parte do Contrato Erasmus 

»» Depois da Mobilidade:

O docente dispõe do prazo máximo de 15 dias para entregar na DRI (ou no Gabinete de Relações Internacionais da sua Faculdade) os documentos finais:

  • Declaração comprovativa da realização da missão de ensino.
  • Relatório Final, a preencher online através do link enviado via email, diretamente ao docente participante, pela Comissão Europeia (remetente: replies-will-be-discarded@ec.europa.eu | assunto do email: ERASMUS+ individual participant report request)".
  • Relatório de atividades solicitado pela DRI.

N.B.: Compete ao docente fazer o seu próprio pedido de deslocação em serviço ao estrangeiro, ao abrigo do Programa Erasmus+, não sendo necessário enviar cópia para a DRI.


Para mais informações, contacte-nos através do email: dri.mobilidade@uc.pt