a carregar...

DRI

Divisão de Relações Internacionais

Partilha de responsabilidades na gestão de projetos de educação e formação

Sempre que um projeto de cooperação internacional na área da educação e da formação tiver uma componente de mobilidade de estudantes e/ou docentes, o professor responsável pelo projeto deve informar a Coordenação Central/ DRI, em conformidade, assim que tenha conhecimento da aprovação do projeto.

A Coordenação Central/ DRI é o serviço responsável por todo o processo de mobilidade de estudantes e docentes na UC. Nesse sentido, esta tentará sempre que possível integrar as mobilidades nos procedimentos em vigor na UC para optimizar fluxos de trabalho e racionalizar recursos humanos enquanto presta um serviço de qualidade. Cabe também à Coordenação Central/ DRI avaliar a necessidade de adaptar os procedimentos e os serviços existentes aos requisitos do projeto de mobilidade apresentado pelo professor responsável.

A gestão e a execução financeira do projeto, inclusive o pagamento de bolsas (se aplicável), são da competência da Divisão de Projetos e Atividades (DPA) da Administração da UC, pelo que o professor responsável deve interagir igualmente com esta Divisão no momento em que toma conhecimento da aprovação do seu projeto.

É muito importante que todas as partes envolvidas, DRI e DPA, sejam conhecedoras de todos os documentos relevantes para a boa gestão do projeto em todas as suas vertentes. Exemplos desses documentos são: acordos de parceria, memorandos de entendimento, contratos, dossiers de candidatura dos estudantes e/ou dos docentes, listas de estudantes selecionados, pessoas de contacto nas universidades parceiras, cronograma de actividades, sítio web do projeto, etc.