a carregar...

DRI

Divisão de Relações Internacionais

Programa de bolsas da Fundação Macau


logo_FM





Sobre a Fundação Macau

Uma das atribuições essenciais da Fundação Macau (FM) é a promoção do desenvolvimento das ações de carácter educativo, que visem a promoção da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).

Desde a sua criação, a Fundação tem vindo a apoiar a atribuição de bolsas de estudo que visem fomentar os estudos sobre a RAEM, por forma a “atrair mais estudiosos a desenvolverem estudos e investigação sobre a história e cultura de Macau” e “reforçar os trabalhos nas áreas académica e cultural, criando novas oportunidades para a população e em particular para os jovens, de modo a dar a conhecer melhor a história e cultura de Macau”.

A FM pretende, assim, a atribuição de bolsas a alunos que se distingam em áreas de estudo, com interesse para o desenvolvimento do território.



Programa de bolsas para estudos sobre Macau

No âmbito do protocolo existente entre a Universidade de Coimbra e a Fundação Macau, com vista a estimular os Estudos sobre Macau, é atribuída anualmente uma bolsa de mestrado e uma bolsa de doutoramento, nos termos do Regulamento de Atribuição instituído nesse âmbito, designadamente sobre um tópico relacionado com a história das relações da Universidade de Coimbra e Macau.



Candidaturas 2016/2017

O Júri de Seleção decidiu por unanimidade recomendar a não atribuição das bolsas da Fundação Macau em 2016/2017. Foram recebidas duas candidaturas à bolsa única de doutoramento e nenhuma candidatura à bolsa de mestrado.

Foi entendimento do júri que as candidaturas recebidas não correspondiam de forma adequada ao objetivo das bolsas, que é promover os “Estudos sobre Macau”, através de dissertações cujo tema seja “respeitante a Estudos sobre Macau”, com preferência a tópicos relacionados com as relações da Universidade de Coimbra com Macau.



Arquivo