Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
VERSÃO BETA

Antes de Partir



Estudantes Erasmus+ e de Outros Programas de Mobilidade

Completou devidamente a sua candidatura?

Nesse caso, apenas precisará de trazer consigo:

  • Cartão de Identidade/ Passaporte (obrigatório para quem não é cidadão da UE)
  • Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) ou seguro de saúde privado (se não é cidadão da EU) ou Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM (anteriormente designado de PB-4) se for cidadão brasileiro
  • Boletim de Vacinas (com a vacina do tétano em dia)
  • Visto (obrigatório para quem não é cidadão da EU, inclusive para três meses de estudo)

Confirmação de chegada e agendamento de atendimento

Muito importante: logo que saiba qual será a sua data de chegada a Coimbra deverá, acedendo a inforestudante.uc.pt, junto à sua candidatura, agendar a confirmação da sua chegada à Universidade de Coimbra, inscrevendo-se num dos períodos disponíveis. A sua presença nessa sessão é obrigatória para concretizar a sua inscrição!

Como obter o visto

Os cidadãos sem nacionalidade de um país da União Europeia, que queiram realizar um período de estudos ou de estágio em Portugal, precisam de obter um visto junto do Consulado/ Embaixada portuguesa mais próxima da sua área de residência.

Após aceitação do plano de estudos/ estágio pelo coordenador de mobilidade, a Divisão de Relações Internacionais da UC envia aos estudantes uma carta de aceitação. Esta carta deve ser anexada aos restantes documentos exigidos pelos serviços consulares, aquando do pedido de visto. O pedido de visto deve ser feito pelo requerente, com a maior antecedência possível em relação à data de início da estadia em Portugal.

Informe-se sobre os tipos de visto mais adequados ao seu caso, documentação exigida e o procedimento para a sua obtenção junto do Consulado de Portugal mais próximo da sua área de residência (pesquise localizações e contactos no mapa interactivo do Portal das Comunidades Portuguesas).

O pedido de visto, os custos associados, e a recolha dos documentos exigidos pelos serviços consulares são da exclusiva responsabilidade dos requerentes.

A avaliação e validação dos pedidos e a respectiva emissão dos vistos é da exclusiva responsabilidade dos serviços consulares.

Alojamento

Os estudantes internacionais incluindo os de mobilidade podem requerer alojamento nas residências universitárias, ou em ofertas privadas, registadas na plataforma de alojamento da Universidade de Coimbra disponível online em www.uc.pt/go/alojamento.

Pode consultar ofertas adicionais de hospedagem em Coimbra em www.uniplaces.com/accommodation/coimbra

Por favor, note que a reserva de alojamento é da sua responsabilidade.

«« À CHEGADA | «« REGRESSAR A CASA