a carregar...

DRI

Divisão de Relações Internacionais

GPS - Voluntariado para apoio a estudantes internacionais

A Universidade de Coimbra, através da Divisão de Relações Internacionais, lança o projeto GPS. Com esta iniciativa será constituído um grupo de estudantes que, de uma forma voluntária, estará disponível para ajudar a receber e a integrar os novos colegas que vêm para a UC a partir de setembro de 2015, ao abrigo do estatuto do estudante internacional1.

Trata-se de estudantes que saem do seu país para fazer um curso completo na UC e que, pelas suas caraterísticas, vão necessitar de ter um acompanhamento mais personalizado que lhes será dado não apenas pela Divisão de Relações Internacionais mas, muito especialmente, pelos seus novos colegas que estarão disponíveis para lhes dar todas as coordenadas de que necessitam. Serão o seu novo GPS que terá que estar ligado quando os novos colegas chegarem à Universidade de Coimbra, mas que pode ser igualmente acionado durante todo o ano.

O GPS é um estudante da UC que durante um ano letivo irá dar apoio aos novos estudantes internacionais na UC, dando-lhe as coordenadas necessárias para uma experiência positiva. Será dada preferência a candidatos cujas respostas demonstrem espírito de iniciativa, sentido de compromisso e sensibilidade cultural.

Detalhes do projeto:

Período de atividade dos GPS: 24 de agosto de 2015 (preferencialmente) a 30 de junho de 2016

Número de vagas: 100 (a atribuição de estudantes internacionais aos GPS estará condicionada aos cursos que irão frequentar – a inscrição no programa não significa que lhe seja atribuído estudantes!)

Tarefas a desenvolver:

- Ajudar com entusiasmo e energia os estudantes estrangeiros do 1º ano;

- Desenvolver e manter um relacionamento afável com esses estudantes;

- Servir de fonte de informação dentro da UC;

- Participar em programas e atividades relacionadas com a integração desses estudantes;

- Estar presente em reuniões de grupo e atividades convocadas pela DRI;

- Criar e manter o Facebook GPS.

Requisitos:

- Capacidade para interagir adequadamente com pessoas com diferentes caraterísticas, trato cordial e afável, elevado sentido de responsabilidade e de compromisso;

- Estar focado no sucesso dos novos colegas;

- Ter residência permanente em Coimbra durante o ano letivo.

Apoio:

A DRI assegura a preparação, orientação e supervisão dos voluntários para que estejam aptos a desempenhar as funções de receção, acolhimento e acompanhamento.

Benefícios:

Reconhecimento institucional: Estas tarefas serão reconhecidas no Suplemento ao Diploma;

Desenvolvimento pessoal: aquisição de competências interculturais e construção de uma rede de novas amizades.

1. inscritos como estudantes regulares ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional