a carregar...

DRI

Divisão de Relações Internacionais

Erasmus e outros programas de mobilidade

Quando pensa em fazer uma mobilidade tem que considerar os vários aspetos envolvidos: a sua duração, qual a melhor Universidade, a distância e custos envolvidos na opção escolhida, o prestígio e oportunidades futuras que envolve, para além de, claramente, serem de considerar o seu espírito de aventura, curiosidade e gosto por viajar.

A Universidade de Coimbra (UC) tem ao dispor dos seus estudantes diversas oportunidades de mobilidade para estudos, formação ou estágios curriculares e profissionais em instituições nacionais e estrangeiras de ensino superior desde que exista um acordo celebrado entre a UC e a universidade para onde pretende ir estudar.

Todas as opções podem ser cobertas por um ou outro programa!



Programas de Mobilidade Internacional

  • Programa Erasmus+
erasmus_mais_logo


Faça download do desdobrável

NOVO PROGRAMA ERASMUS+

O novo Programa Erasmus+ permite três períodos de mobilidade, correspondentes a cada um dos ciclos de estudos: Bacharelato/Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. Cada mobilidade pode ter uma duração até 24 meses.

Nos Cursos de um ciclo (Mestrado Integrado), como Medicina, a duração da mobilidade poderá estender-se até doze meses.

As mobilidades para estágio, podem ser realizadas até 12 meses após a obtenção do grau e a sua duração será condicionada por uma mobilidade para estudos previamente realizada no mesmo ciclo.

Mobilidade para Estudos

Este programa oferece a possibilidade a qualquer estudante de efectuar estudos durante um período que vai de 3 a 12 meses numa instituição de ensino superior parceira. O estudante poderá receber uma bolsa que contribui para os custos adicionais da vida num outro país e para os custos de deslocação. O estudante fica isento do pagamento de propinas na universidade de acolhimento.

Para saber quais as Universidades a que pode concorrer consulte a página: 

Acordos bilaterais

Para se candidatar, visite esta página

Mobilidade para Estágios

Este programa oferece a possibilidade a qualquer estudante de efectuar um estágio no estrangeiro, por um período de 2 a 12 meses, em empresas, centros de investigação ou numa instituição de ensino superior em contexto de trabalho. É da responsabilidade do estudante encontrar o local de estágio. Uma vez que os estágios têm que ser reconhecidos, é da maior importância a ajuda do Coordenador Departamental para encontrar esse local de estágio.

O estudante poderá receber uma bolsa que contribui para os custos adicionais da vida num outro país e para a viagem.

Nota: Os acordos celebrados para mobilidade de estudos não servem para a mobilidade de estágios. Não é necessária a celebração de acordos para este tipo de mobilidade. Basta apenas uma carta de aceitação em nome do estudante, emitida pela entidade recetora.

Para pesquisar Ofertas de Estágio consulte o site: Praxis Network

Para se candidatar, visite esta página


  • Programas Erasmus Mundus
em-logo

Financiados pela Comissão Europeia, promovem a cooperação institucional no domínio do ensino superior entre a União Europeia e países terceiros, através de cursos completos de mestrado e doutoramento.

Os estudantes e pessoal académico beneficiam da atribuição de bolsas de estudo que lhes dão a possibilidade de estudar na Europa e outros países (se fizerem parte da parceria que oferece o curso), ao mesmo tempo que as universidades participantes aumentam as suas capacidades, criam pólos de excelência e ganham visibilidade internacional.

As candidaturas aos Programas Erasmus Mundus são feitas no site do Programa seleccionado

Nota bene: as candidaturas são apresentadas nos sites dos programas


  • Programa Brasil
BRASIL

A Universidade de Coimbra possui um grande número de protocolos celebrados com universidades brasileiras que permitem que o estudante efetue um período de estudos de um a dois semestres numa dessas universidades.

Para mais informações consulte a página:

Acordos bilaterais

Para se candidatar, visite esta página


  • Programa Outras Mobilidades
OM

Existem ainda outras possibilidades de mobilidade, possíveis graças ao vasto leque de acordos celebrados com universidades nos quatro cantos do mundo.

Para ver as universidades conveniadas consulte a página:

Acordos bilaterais

Para se candidatar, visite esta página


  • Programa MAUI/Rede de Utrecht:
MAUI

Este programa foi desenvolvido no âmbito da Rede de Utrecht e permite que um estudante efectue um período de estudos numa das universidades americanas que fazem parte da rede, por um período de um ou dois semestres.

Para obter informações sobre as Universidades que participam no Programa consulte: 

Universidades norte-americanas do programa MAUI/ Utrecht Network

Para se candidatar, visite esta página


  • Programa AEN/ Rede de Utrecht:
AEN

Este programa foi desenvolvido no âmbito da Rede de Utrecht e permite que um estudante efectue um período de estudos numa das universidades australianas que fazem parte do Grupo0 por um período de um ou dois semestres.

Para obter informações sobre as Universidades que participam no Programa consulte a página: 

Universidades australianas do programa AEN/Utrecht Network

Para se candidatar, visite esta página


    • Programa Japão:
    JAPÃO

    A Universidade de Coimbra possui protocolos celebrados com seis Universidades japonesas, que permitem que os seus estudantes possam efetuar um período de estudos normalmente de um ano, com o objetivo de melhorarem a aprendizagem da língua e cultura japonesas. 

    Para ver as universidades conveniadas consulte a página: 

    Acordos bilaterais

    Para se candidatar, visite esta página

    

    Programa de Mobilidade Nacional

    AG

    Para saber quais as Universidades a que pode concorrer consulte a lista:

    Universidades nacionais do programa Almeida Garrett

    Para se candidatar, visite esta página