a carregar...

UC.PT

e-prevenç@o

Consumo de Energia na Universidade de Coimbra

O consumo de energia tem um elevado impacto económico e ambiental em qualquer sociedade moderna. Em 2011, a Universidade de Coimbra consumiu cerca de 19,6 GWh, o que significa 3.634 toneladas equivalentes de petróleo. Se tivermos em conta meramente o consumo de eletricidade da UC, verificamos que foram lançadas no último ano para a atmosfera mais de 2.850 toneladas de dióxido de carbono, juntamente com vários outros poluentes. Se tivermos ainda em conta, a grave crise económica que o país atravessa e a escalada contínua do preço do petróleo que tem vindo a influenciar de forma direta o aumento do preço da energia, na prática, torna-se cada vez mais inadiável mudar o rumo dos acontecimentos e dos hábitos, começando a poupar energia. 

A atividade da Universidade de Coimbra baseia-se na utilização de tecnologias consumidoras de energia, que contribuem de forma basilar para o sucesso das suas atividades académicas e de funcionamento geral, conferindo bem-estar e condições aos seus utentes. Uma vez que, diariamente e na quase totalidade das suas atividades é usada, mas também desperdiçada, muita energia, uma gestão mais inteligente e informada dos consumos energéticos pode fazer uma diferença significativa e sem quem seja necessário diminuir os níveis de bem-estar mínimos exigidos ou a que se está habituado. Tal passa por reduzir os desperdícios, poupando assim dinheiro e melhorando, ao mesmo tempo, a qualidade de vida e de ar que respiramos. 

Para além das políticas energéticas nacionais e europeias traduzidas no Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE) e conscientes de que o consumo indiscriminado das energias não renováveis, como o petróleo e o carvão, pode conduzir ao desaparecimento das fontes energéticas, além de ter gravíssimas consequências para o meio ambiente e para a nossa saúde, a Universidade de Coimbra propõe, como desafio até 2015, a meta ambiciosa de reduzir o seu consumo em 20% por m2 de área utilizada. 

É neste âmbito que a UC, através do e-prevenç@o, pretende informar o público interessado dos consumos e indicadores energéticos no universo UC.