a carregar...

UC.PT

e-prevenç@o

Resíduos

A Universidade de Coimbra (UC), que possui cerca de 21 000 alunos e mais de 3 000 docentes e funcionários, é, inegavelmente, uma grande produtora de resíduos.

Entre os vários tipos de resíduos aqui produzidos podem-se identificar os seguintes fluxos de materiais: resíduos de papel e cartão, resíduos de plástico e embalagens de plástico, resíduos de equipamento eléctrico e electrónico, tinteiros e toners usados, pilhas usadas, efluentes laboratoriais, óleos alimentares usados, resíduos da construção e demolição e resíduos sólidos urbanos.

Dada a sua grande dimensão e valor do seu património edificado, e consciente da sua capacidade e responsabilidade em promover o desenvolvimento pelo ambiente e a gestão sustentável dos seus recursos, a UC tem vindo a investir, de forma continuada, na implementação de boas-práticas de gestão dos resíduos que produz.

Se, por um lado, se tem apostado na prevenção e redução de consumos, através de acções de sensibilização e de alteração de comportamentos junto dos funcionários e docentes, por outro, tem-se tentado assegurar que todos os resíduos aqui produzidos sejam devidamente separados e encaminhados para destinos finais autorizados.



papel



i_ink



pilhas
Resíduos de papel e cartãoTinteiros e toners usadosPilhas usadas



plastico



i_brick



i_oleo
Resíduos de embalagens de plásticoResíduos da construção e demolição (RCD)Óleos alimentares usados



i_oleo



i_lab



i_lixo
Óleos usados
Resíduos laboratoriaisResíduos sólidos urbanos (RSU)



i_vidro



i_metal



i_pneus
Resíduos de embalagens de vidroResíduos de metalPneus usados
i_electrici_pillsi_poluicao
Resíduos de equipamento eléctrico e electrónico (REEEs)Resíduos de embalagens de medicamentosEmissões atmosféricas



i_reciclagem



i_indicadores

Os símbolos da reciclagem
Indicadores