a carregar...

UC.PT

e-prevenç@o

Resíduos de Embalagens de Plástico

A elevada maleabilidade, resistência, leveza e versatilidade, fazem do plástico um dos materiais mais comuns para embalar e transportar produtos. Infelizmente, é também conhecido pelos seus efeitos ambientais negativos, fruto do desconhecimento e de soluções de destino final desadequadas a este tipo de material.

Apesar de hoje ser possível reciclar todos os tipos de plástico, durante muitos anos, tiveram como destino mais comum a deposição em aterro, dificultando a decomposição dos materiais biologicamente degradáveis e persistindo no solo centenas de anos, ou ainda, a incineração não controlada, acompanhada da libertação de compostos extremamente nocivos ao homem e meio ambiente.

Atualmente, existe uma grande informação acerca das vantagens da reciclagem das embalagens de plástico e todos os cidadãos e grandes produtores de resíduos têm à disposição recetáculos próprios para a sua colocação.

A Universidade de Coimbra não é exceção, possuindo, além da rede municipal de ecopontos, pequenos contentores nos vários edifícios onde os estudantes, funcionários e docentes poderão colocar garrafas, copos, invólucros de alimentos, embalagens de iogurtes, etc.