a carregar...

UC.PT

e-prevenç@o

RSU

Os resíduos urbanos, mais conhecidos como resíduos sólidos urbanos (RSU) são os produzidos nas habitações domésticas, bem como todos os que possuam uma natureza ou composição semelhante. São compostos maioritariamente por matéria orgânica (85%) e pelos materiais provenientes da recolha seletiva (15%): resíduos de embalagens, resíduos de vidro e resíduos de papel e cartão.

A responsabilidade pelo seu destino final é do sistema de gestão de RSU do município, existindo atualmente em Portugal 12 sistemas multimunicipais e 11 intermunicipais. Cada um destes sistemas possui infraestruturas para assegurar um destino final adequado para os RSU produzidos na área respetiva.

Em Coimbra, bem como em toda a Região do Litoral Centro, a empresa responsável por este serviço é a ERSUC- Resíduos Sólidos do Centro, SA.

Em 2010, foram produzidas em Portugal, 5 183 569 toneladas de resíduos sólidos urbanos (dados da Agência Portuguesa do Ambiente), o que corresponde a uma capitação anual de 511 kg/hab.ano e a uma produção diária de 1,4 kg por habitante (ligeiramente inferior à da média europeia).