a carregar...

UC.PT

e-prevenç@o

Auditorias Energéticas

A crise energética global leva o Homem a procurar novas formas de energia, ou  melhor, a novas formas de poupar energia. A mais simples e efetiva forma de dispor de mais energia é procedendo à sua utilização de forma racional, mantendo, no entanto, o  mesmo  nível  de  qualidade  de  vida.

Isso  é  possível  investindo  em  tecnologias  mais eficientes e  limpas e procedendo a uma gestão cuidada que nos permita não só manter  mas mesmo melhorar a nossa qualidade de vida.

Uma boa gestão de energia significa uma utilização da quantidade adequada de  energia, quando e onde é precisa e com a qualidade exigida.

Uma auditoria energética, permite a identificação das condições de utilização da  energia  elétrica  para, posterior  análise  de  potenciais  focos  de  racionalização.

Esta  análise, vai  permitir  a  identificação  de  medidas  a  implementar, que  sejam  economicamente  viáveis. Através  de  uma  auditoria  energética  é  possível  avaliar  os  consumos  elétricos  e  conhecer  o  comportamento  temporal  do  edifício  analisando  a  estrutura de consumos em horas de ponta, vazio e cheias.

Por estes motivos, a Universidade de Coimbra, através de Teses de Mestrado a decorrer anualmente no curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, tem procurado a reabilitação  energética do seu edificado, pretendendo alertar e sensibilizar os utentes para a urgente necessidade que existe  hoje  em  dia  para  a  utilização  inteligente  e  racional  de  energia.

Um edifício energeticamente eficiente, torna-se o melhor tutor para a formação e sensibilização dos seus utentes, tornando-se o ponto de partida para um país energeticamente eficiente e, contribuindo, desse modo, para minimizar  cada vez mais a dependência de energia importada sob a forma de petróleo.

Edifícios Alvo de Auditorias Energéticas

Faculdade de Letras

Arquivo da UC

Associação Académica

Paço das Escolas

Departamento de Física e Química

Sub-Unidade I

IBILI

AIBILI

LCA

Centro de Informática

Faculdade de Economia (em execução)

Polo III (em execução)