Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
English Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Associações de Estudantes

Associação Académica de Coimbra
A Associação Académica de Coimbra (AAC), fundada em 1887, é a associação de estudantes mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa, e mantém bem vivas as suas tradições.

Ao longo da sua existência, a AAC criou um espaço de convivência e de discussão, tendo sido o berço de grandes reformas políticas e culturais portuguesas.

Desde o seu início desenvolveu um centro democrático ímpar, onde as reuniões ainda hoje se norteiam por valores de humanismo, solidariedade e intransigente defesa dos interesses dos estudantes.

Actualmente, as suas instalações compreendem salas de estudo e de convívio, cantinas, bar, livraria, papelaria, agência de viagens, loja de artigos académicos, infra-estruturas desportivas, bem como as salas dos grupos de teatro, música e folclore. A AAC organiza conferências, debates e cursos de curta duração em várias áreas científicas, e presta também serviços de informação e orientação, entre outros.

Esta associação é ainda responsável pela maior festa anual de estudantes do país, a Queima das Fitas. É uma semana plena de espectáculos, festivais de música e um grande cortejo que se realiza na segunda 3ª feira do mês de Maio.

Associação Sócrates-Erasmus
A Associação Sócrates-Erasmus da Universidade de Coimbra (ASE-UC) foi criada em Fevereiro de 2003 por um grupo de estudantes do ensino superior com o propósito de apoiar os estudantes Erasmus que vêm estudar para a nossa Universidade.

A ASE-UC tem como principais objectivos:
a) criar um suporte informativo válido, capaz de satisfazer as necessidades dos estudantes que participem nos programas acima referidos;
b) promover e organizar actividades culturais e recreativas direccionadas à figura "Estudante Europeu";
c) organizar encontros, viagens de estudo ou recreativas, que tenham o objectivo de dar a conhecer ou promover Portugal e as nossas tradições e cultura;
d) desenvolver actividades que promovam o contacto entre os estudantes da Universidade de Coimbra e os estudantes estrangeiros que se encontrem a participar em programas de intercâmbio na Universidade de Coimbra;
e) estabelecer uma colaboração com os vários organismos Universitários que intervêm quer na organização dos programas curriculares, quer para a solução dos problemas logísticos associados à mobilidade dos estudantes que participam em programas de intercâmbio.

© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
QWeb Boas Praticas