a carregar...

EfS-UC

Iniciativa Energia para a Sustentabilidade | 10 Anos 2006-16

Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia (SSE)

Candidaturas | Calendário de Candidaturas | Programa MIT PortugalCondições de Acesso e Funcionamento | Estrutura Curricular e Plano de Estudos | Teses em Curso e Concluídas | Receber Atualizações

efs_phd

O programa de doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia decorre, na Universidade de Coimbra, no âmbito da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) da UC e tem por objectivo formar Doutores com capacidade de intervenção interdisciplinar em áreas como a utilização eficiente de energia, a produção de energia, centralizada e descentralizada, bem como a distribuição da energia, sempre numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. Os Doutores formados no âmbito SSE/EfS têm competências nos domínios tecnológicos que estão associados a estas áreas bem como nos da economia da energia e do ambiente, possuem capacidade para análise de sistemas e das interrelações entre sistemas, ficam habilitados a desenvolver investigação e a equacionar problemas de elevada complexidade no âmbito do binómio energia-ambiente, lidando com tópicos como a avaliação da sustentabilidade de sistemas, incluindo o uso de modelação de ciclo de vida, a análise de fluxos de materiais, a aplicação de sistemas de informação geográfica, a análise económica e de mercados e modos de regulação.

efs_email

Subscreva atualizações de e-mail sobre o curso e atividades da Iniciativa EfS.

 

Alunos

Ana Rita Amaral

Ana Amaral

Today I am attending the first year of the MITPP in Sustainable Energy Systems. Bringing its results and designation to community through external stakeholders such as great and concerned business corporations...miguel_oliva

Miguel Oliva

I entered the MITPP in 2012, I am currently taking the second year of the program, I am also part of the team working on the EMSURE project and I can say that all of my expectations have been exceeded...Carla Rodrigues

Carla Rodrigues

I felt very accomplished with the master and thought that could be a good idea to follow to a PhD. And here I am, working with environmental life cycle assessment of buildings...

Ver mais dos alunos | Consultar reconhecimentos e prémios


Programa de Apoio à Investigação

A Iniciativa EfS da Universidade de Coimbra promove o intercâmbio de alunos do Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia (SSE) com outras Universidades e apoia os alunos para a apresentação de comunicações em reuniões científicas dos trabalhos de investigação desenvolvidos no âmbito das teses de Doutoramento em SSE.

Neste contexto, são abertas anualmente duas fases de candidatura para apoiar financeiramente as missões dos alunos do Doutoramento em SSE na Universidade de Coimbra.



Programa MIT Portugal

O programa SSE/EfS funciona em contexto de cooperação nacional e internacional, no âmbito do Programa MIT-Portugal, na área específica de Sistemas Sustentáveis de Energia (Sustainable Energy Systems - SES), com intervenção de especialistas das diversas instituições envolvidas, incluindo do MIT, no apoio a áreas em que apresentam competências relevantes para complementar a capacidade própria da Universidade de Coimbra, cujos docentes cooperam de igual modo no funcionamento do Programa nas restantes instituições. A área SES do Programa MIT Portugal envolve as seguintes escolas universitárias:

  • Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa (FCT/UL)
  • Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra (FCTUC)
  • Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra (FEUC)
  • Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)
  • Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa (ISEG)
  • Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa (IST)
Logo MIT Portugal



Condições de Acesso e Funcionamento

  • Candidaturas: O processo de candidatura é coordenado de forma central, estando disponíveis todas as informações no sítio do MIT-Portugal Program, assim como as datas de candidatura para o ano corrente.

  • Horário: As unidades curriculares nucleares são leccionadas ao longo dos dias de Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado, no Pólo II da Universidade de Coimbra e na Faculdade de Economia.

  • Língua: As unidades curriculares são, em geral, lecionadas em língua inglesa, dada a frequência regular das aulas por estudantes não lusófonos (*). Os materiais utilizados são, igualmente, elaborados em língua inglesa.

  • Mais informações

(*) a língua portuguesa apenas é usada quando não há estudantes não lusófonos em sala.


phd_eolica

Estrutura Curricular

O Doutoramento SSE/EfS proporciona formação em duas temáticas científicas principais:

Energia em Edifícios e Ambientes Urbanos, confere competências para análise de sistemas à escala urbana em temas ligados:

  • à perspectiva da organização do espaço, onde se cruzem critérios relativos à funcionalidade e à fruição e à utilização sustentável dos recursos naturais
  • à perspectiva dos edifícios enquanto sistemas complexos, com abordagens relativas à concepção e à operação, no contexto global da eficiência, do conforto e da saúde
  • à análise do ciclo de vida – de espaço construído e de equipamentos
  • às interacções dos edifícios com o meio envolvente
  • ao planeamento e o apoio à decisão baseados em sistemas de informação geográfica

Sistemas de Energia e Políticas Energéticas, confere competências, entre outros, em temas ligados:

  • à economia da energia e do ambiente
  • ao funcionamento dos mercados energéticos nas suas várias formas de organização e regulação
  • à utilização eficiente da energia e aos mecanismos de contornamento das correspondentes barreiras de mercado
  • à organização dos sistemas de transporte para a sustentabilidade


Plano de estudos e Unidades Curriculares

O Doutoramento SSE/EfS está harmoniosamente integrado no programa doutoral conjunto em Sistemas Sustentáveis de Energia no âmbito do Programa MIT Portugal, concertado entre as instituições envolvidas. 

Na Universidade de Coimbra o programa SSE/EfS prevê um ano de frequência de unidades curriculares obrigatórias e optativas, totalizando 60 ECTS e três anos de desenvolvimento da tese de doutoramento, correspondendo a 180 ECTS.



As unidades curriculares obrigatórias são:

Unidades CurricularesECTSSemestre
Metodologia de Investigação61º
Energia, Ambiente e Sustentabilidade61º
Inovação e Empreendedorismo62º
Projeto de Tese121º e 2º
Unidades Curriculares Optativas*30
Tese de Doutoramento (3º semestre e seguintes)180



 * As unidades curriculares "Gestão de Energia em Edifícios" e "Gestão da Energia na Indústria" são lecionadas no mesmo horário pelo que não é possível frequentá-las em simultâneo.

Pittsburgh Convention

A formação de Doutoramento SSE/EfS tem uma grande flexibilidade na escolha das unidades curriculares optativas, dentro da oferta pedagógica disponível num dado ano, de acordo com o plano de formação e o tema da tese de doutoramento de cada candidato. As unidades curriculares disponíveis são definidas anualmente pela Comissão de Coordenação Científica e de Gestão (CCCG) do Programa. A lista de unidades curriculares optativas apresentadas não deverá ser considerada definitiva, podendo futuramente ser alargado o leque de opções, por forma a reflectir a evolução da fronteira do conhecimento na área.