Pós-Graduação em Eficiência energética, conforto e sustentabilidade em edifícios

Competências | AlunosCandidaturas e Funcionamento | Plano de Estudos | Receber Atualizações

posgraduacao

O setor dos edifícios é considerado nas atuais políticas energéticas, quer nacionais, quer europeias, como um dos vetores fundamentais para alcançar as ambiciosas metas propostas. A Pós-graduação em Eficiência energética, conforto e sustentabilidade em edifícios tem como objetivo a formação de profissionais com competências que possam desenvolver múltiplas tarefas relacionadas com a sustentabilidade energética dos edifícios. O desafio principal é contribuir para as diferentes fases do ciclo de vida dos edifícios (projeto, construção, fiscalização, licenciamento, exploração e manutenção) garantindo que os mesmos proporcionem condições de bem-estar aos seus ocupantes de uma forma sustentável. Para tal são abordadas de forma exaustiva as questões relacionadas com as tecnologias de construção, com a definição das condições-alvo que se pretendem nos espaços interiores, com a realização de auditorias aos edifícios e com a a gestão energética dos mesmos.

efs_email

Subscreva atualizações de e-mail sobre o curso e atividades da Iniciativa EfS.

Competências a desenvolver pelos estudantes

• Conhecer os aspetos técnicos, normativos e regulamentares relacionados com as diversas áreas relacionadas com o tema da energia em edifícios.
  • Conceber, calcular e definir condições de execução do processo construtivo de edifícios em função das exigências funcionais.
  • Identificar oportunidades de otimização de soluções construtivas e formas de avaliação da sua influência no desempenho energético de edifícios.
  • Desenvolver capacidade para atuar como agente de difusão do conhecimento relacionado com a sustentabilidade energética e ambiental dos edifícios e para participar ativamente em equipas pluridisciplinares de conceção e projeto de edifícios eficientes do ponto de vista energético, e com competências para identificar e caracterizar, em termos energéticos e económicos, medidas de racionalização de consumos de energia nos edifícios.
  • Identificar e avaliar soluções inovadoras, tendo em conta os novos padrões que se ambicionam nomeadamente, o Passive House ou o Nearly Zero Energy Building.

Alunos dos ciclos de estudo da Iniciativa EfS

natalia cechova

Natalia Cechova

EfS offered me a high quality education programme with connection to top research activities, excellent teachers and professional development...miguel_oliva

Miguel Oliva

I entered the MITPP in 2012, I am currently taking the second year of the program, I am also part of the team working on the EMSURE project and I can say that all of my expectations have been exceeded...Rosebud Lambert

Rosebud Lambert

I focused on improving my knowledge of sustainable practice in industry by studying subjects such as Energy Efficiency in Industry and Life Cycle Assessment...

Ver mais dos alunos | Consultar reconhecimentos e prémios

Candidaturas e Funcionamento

AVISO: as candidaturas a este curso de pós-graduação não estão presentemente ativas. Para informação envie uma mensagem aqui com o assunto "Informação sobre pós-graduação EfS"

• Candidaturas | Calendário de Candidaturas

• Destinatários: Licenciados das áreas de engenharia, ciências ou arquitectura.

• Horário: Sexta-feira de tarde e Sábado, no Pólo II da Universidade de Coimbra.

• Língua: As unidades curriculares são, em geral, lecionadas em língua inglesa, dada a frequência regular das aulas por estudantes não lusófonos. Os materiais utilizados são, igualmente, elaborados em língua inglesa..

• Propina: 800€ (confirmar o valor do corrente ano junto dos Serviços Académicos).

• Vagas

• Mais informações

posgraduacao_cond

Plano de Estudos

O Curso de Especialização está organizado em 2 semestres, durante os quais os alunos deverão realizar 30 ECTS:

18 ECTS da área científica Ambiente e Construção (AC);

12 ECTS da área científica Sistemas de Energia (SE).

Unidades Curriculares do 1.º semestreECTS
Qualidade do Ambiente Interior (AC)6