OK, ACEITO

Equipa reitoral
© PAULO AMARAL

Amílcar Falcão, Novo reitor da Universidade de Coimbra

O Professor Catedrático, Amílcar Falcão, da Faculdade de Farmácia assumiu o lugar mais alto na Reitoria da Universidade de Coimbra em cerimónia na Sala dos Grandes Atos.

No discurso de tomada de posse, o reitor reforçou a ideia de candidatura, assente em “três pilares de missão nucleares: o ensino, a investigação e inovação e os desafios societais” aos quais aliou um quarto que considera “transversal por natureza – a internacionalização”. Para Amílcar Falcão, é necessário ainda defender “a valorização das pessoas” e “absolutamente prioritário o diálogo, o reconhecimento e o rejuvenescimento da academia, unindo e promovendo a comunicação intergeracional”.

Foram vários os desafios apontados pelo reitor da UC para o mandato que agora se inicia. Amílcar Falcão adiantou que o “compromisso vai no sentido da criação de pontes e parcerias estratégicas externas que conduzam à fusão identitária entre a universidade e a cidade”. “As dificuldades devem ser encaradas como problemas coletivos. As oportunidades devem ser partilhadas por todos”, referiu o reitor, sublinhando a importância de ter as entidades locais como a Câmara Municipal ou o Centro Hospitalar, por exemplo, a trabalharem em conjunto.

“Ser reitor da Universidade de Coimbra é um desafio enorme, mas é simultaneamente uma honra imensa”, afirmou ainda Amílcar Falcão.

Após a cerimónia de investidura do reitor da Universidade de Coimbra para 2019-2023, na Sala dos Grandes Atos (Sala dos Capelos), a cerimónia seguiu para a Sala do Senado, onde tomaram posse os vice-reitores e os prós-reitores que vão acompanhar Amílcar Falcão.

Como Pró-Reitora, Patrícia Pereira da Silva, Professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e membro da Comissão de Coordenação Científica e de Gestão (CCCG) da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra (EfS-UC), ficou como responsável pelo pelouro do Planeamento a partir do dia 1 de março.

Texto por http://noticias.uc.pt

Fotografia: UC | Paulo Amaral

Conheça a nova equipa reitoral da Universidade de Coimbra

Discurso do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, na cerimónia pública de investidura