a carregar...

EfS-UC

Destaques

Lecture “Engineered Geothermal Systems – Geomechanics and Models. The case of Beiras, Portugal. ”

Publication date: 23-04-2015 12:05

Terça-feira, 28 de abril, às 14h15

2015_04_23_palestrajwr


A aplicação de sistemas de modelação em geotermia ao centro de Portugal estará em discussão no próximo dia 28 de Abril, às 14h15, no Pólo II da Universidade de Coimbra. A aula-palestra, a cargo do especialista Jonathan Willis-Richard, tem lugar na sala C424 do Edifício Central da FCTUC – Torre C, 4º piso – e que conta com participação aberta ao público.

Jonathan Willis-Richards fará uma breve introdução aos EGS (Engineered Geothermal Systems), um sistema que permite a produção de energia elétrica através da extração de água da terra a altas temperaturas, com recurso a furos a grande profundidade. A sessão contará ainda com uma abordagem ao modelo FRACSIM3D, que simula estes sistemas geotérmicos estimulados através de um conjunto reduzido de informações, quando comparado com outros modelos de simulação disponíveis atualmente no mercado. O modelo FRACSIM3D será aplicado à Região Centro para avaliar a possibilidade e potencialidades da região na produção de energia elétrica através da geotermia.

Licenciado em Geologia, pela Universidade de Oxford  e doutorado na Camborne School of Mines, Jonathan Willis-Richards tem participado, desde os anos 80, em diversos projetos internacionais relacionados com o desenvolvimento e avaliação de sistemas geotérmicos. Paralelamente, o investigador vem desenvolvendo trabalho em consultadoria especializada em empresas de prospeção mineira. Desde junho de 2014 que se encontra a colaborar com o projeto EMSURE – Energia e Mobilidade para Regiões Sustentáveis, focando-se na atualização e adequação do seu modelo, FRACSIM3D, à realidade do centro de Portugal.

A palestra “Modelação em EGS – aplicação ao centro de Portugal” é organizada pela Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) da Universidade de Coimbra e pelo projeto EMSURE.