a carregar...

EfS-UC

Destaques

IX Encontro Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) - Estudantes e Empresas, 2015

Publication date: 07-12-2015 16:23

Url: http://www.uc.pt/efs/c_externo/encontrosefs

Reunião da Iniciativa EfS com o Conselho Externo de Aconselhamento e de Aferição (CEAA).

Empresas de referência debatem novas vertentes de investigação em sistemas sustentáveis de energia na Universidade de Coimbra

itecons_edificio

No âmbito do IX Encontro Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) – Estudantes e Empresas, 2015, está confirmada a presença em Coimbra dos seguintes representantes:

  • Alberto Jorge Bernardo, Gestor de I&D da EFACEC
  • António Pita de Abreu, Diretor Geral da EDP - Energias de Portugal, S.A.
  • Francisco Botelho, Assessor de Direção da Electricidade dos Açores
  • João C. Pombo, Responsável de Departamento de Energia do ISQ
  • Joao Pinto, Diretor da Fábrica de Souselas da CIMPOR
  • José Matos Vidal da Portucel/Soporcel
  • José Medeiros Pinto, Secretário Geral da APREN
  • Luís Malheiro da Silva, Presidente do Conselho de Administração da LMSA - Engenharia de Edifícios S.A.
  • Luisa Matos, Diretora de Produtos e Inovação da ISA Energy
  • Ricardo Pereira, Estudos e Regulação da REN
  • Rui Rodrigues, Diretor de Desenvolvimento de Veículos Turismo e Homologação da CaetanoBus, S.A.
  • Teresa Bertrand, Diretora Executiva da ENERGYIN

O encontro decorre no próximo dia 09 de Dezembro, quarta-feira, pelas 14h00, na Unidade de I&D ITeCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção, no Polo II da Universidade de Coimbra. Neste âmbito, será realizada uma visita às novas instalações para I&D do ITeCons, recentemente inauguradas pelo Eng. Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação.

A Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da UC (www.uc.pt/efs) promove anualmente o encontro entre estudantes dos seus programas de Mestrado e Doutoramento (a decorrer em articulação com o Programa MITPortugal), os seus docentes e empresas e organizações do seu Conselho Externo de Aconselhamento e de Aferição (CEAA). Este importante contacto entre docentes, estudantes e o mundo empresarial visa a promoção da inovação e transferência de conhecimento, com o objetivo de dar a conhecer a investigação desenvolvida na Universidade de Coimbra, propiciando também potenciais associações de empresas a projetos para o desenvolvimento de soluções tecnologicamente inovadoras.

A escassez de recursos energéticos e as alterações climáticas exigem respostas de natureza interdisciplinar no estudo, conceção, operação e regulação de sistemas de geração, transporte e uso de energia. A Iniciativa Energia para a Sustentabilidade – Energy for Sustainability (EfS) – projeto estratégico da Universidade de Coimbra – congrega docentes de diversas Faculdades, com longa experiência de ensino, investigação, transferência de tecnologia e consultoria em temas ligados à energia e ao desenvolvimento sustentável, tendo por objetivo dar resposta a desafios na área da sustentabilidade energética.