Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Prof. Roland Clift - palestra - 21 de junho

Publication date: 13-06-2018 11:03

14h15 | Anfiteatro II, Dep. Eng. Mecânica, Univ. de Coimbra

SUSTAINABILITY: PUTTING THE PROCESS INTO CONTEXT

Prof. Roland Clift

Emeritus Professor of Environmental Technology

Centre for Environment and Sustainability

University of Surrey, Guildford GU2 7XH, UK

Prof. Roland Clift

A engenharia dedica-se com frequência à conceção de maneiras mais eficientes de fazer coisas que, de facto, não deveriam ser feitas porque são incompatíveis com a sobrevivência sustentável num planeta com recursos finitos. Esta palestra abordará a necessidade de os engenheiros examinarem criticamente as interações entre um processo ou projeto e o ambiente, em vez de se contentarem em “otimizar” o projeto e a operação dentro de determinados parâmetros e condições de fronteira.

A palestra irá ilustrar como o conceito de “Sustentabilidade” pode ser operacional na seleção, projeto e operação de processos, usando exemplos extraídos principalmente dos setores da energia e da gestão de resíduos. Pensar em termos de ciclo de vida é essencial: isto é, considerar as origens de toda as entradas para um processo, que emissões são originadas em toda a cadeia de abastecimento e como o produto é gerido no fim da sua vida económica. O "Life Cycle Assessment" (LCA) é uma forma de análise do sistema ambiental que deriva em grande parte do "process systems thinking". O LCA puramente qualitativo pode frequentemente ser usado para identificar processos que devem ser rejeitados desde o início, mais comumente com base na sua contribuição para as alterações climáticas globais. A avaliação quantitativa detalhada do ciclo de vida pode ser usada para guiar o desenvolvimento de novos processos, , particularmente quando usada em combinação com a otimização de Pareto. A combinação de LCA e Life Cycle Costing pode conduzir a perspetivas valiosas sobre a sustentabilidade (ou, com muita frequência, a insustentabilidade) de sistemas de produção

21 junho | 14h15 | Amfitheatro II, Dep. Eng. Mecânica., Universidade de Coimbra

Organização: Centro de Ecologia Industrial, Universidade de Coimbra