a carregar...

EfS-UC

EfS Experiences

EfS Experiences | Student | Ana Raquel Soares

Publication date: 27-09-2013 12:42

Aluna
ana_raquel_soares

Tomei conhecimento da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) através de um flyer que foi distribuído no departamento, enquanto frequentava os últimos anos do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Guardei esse flyer uma vez que achei extremamente interessante, mas acabei por me “esquecer” dele.

Já perto do final do curso, os meus orientadores falaram-me tanto do Mestrado em Energia para a Sustentabilidade como do Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia e recordei-me imediatamente do flyer que tinha guardado. Ao consultar o flyer e ao cruzar com a informação disponível no site EfS, soube que era algo que eu desejava fazer e achei que me poderia trazer benefícios em termos profissionais. O Mestrado em Energia para a Sustentabilidade focava precisamente uma área que eu gostava e ainda permitia me escolher as cadeiras de modo a especializar-me precisamente nas áreas que eu pretendia, além de me poder abrir caminhos para seguir para o Doutoramento.

O Mestrado correspondeu a todas as minhas expectativas e ainda as superou: pude estabelecer uma rede de contactos a que de outra forma não teria acesso; conheci e trabalhei com pessoas de diferentes formações, nacionalidades e culturas; alarguei e aprofundei imenso os meus conhecimentos.

À medida que fui avançando no Mestrado em Energia para a Sustentabilidade, fui também apercebendo-me de que realmente gostava do que fazia (toda a pesquisa associada, desenvolvimento de novas ferramentas, etc), tendo então optado por seguir para o Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia.

Atualmente sou bolseira de investigação no projecto Energy Box e estou a terminar o meu 2º ano do Doutoramento e consigo ver claramente que o que aprendi neste Mestrado contribui imenso para o avançar da minha investigação.