a carregar...

EfS-UC

Iniciativa Energia para a Sustentabilidade | 10 Anos 2006-16

Campus Sustentável

efs_c_sustentavel

A valorização do conhecimento é também direcionada para o interior da própria Universidade de Coimbra (UC), com coordenação do Comité para a Transferência Interna (CTI), que tem por objetivo promover iniciativas e projetos de dinamização e estímulo à gestão sustentável dos edifícios e do ambiente urbano universitários, e articular as capacidades técnicas e de investigação existentes na UC, organizadas na Iniciativa, ao serviço das necessidades e estratégias da UC.

O CTI tem vindo a organizar iniciativas e a apoiar algumas direções de trabalho do Serviço de Gestão do Edificado, Segurança e Ambiente da UC, para além um conjunto de projetos que mobilizam estudantes em final de formação para atividades úteis à sua formação. As seguintes iniciativas têm por objetivo estimular o interesse dos estudantes da UC pelo programa Campus Sustentável:



Concurso “Uma onda EfS na Formação da UC”

O concurso tem como objetivo fomentar e incentivar o interesse dos alunos por temas relacionados com a Iniciativa EfS da UC no âmbito do Programa Campus Sustentável. [Página do concurso]

Concurso de Fotografia Iniciativa EfS

O Concurso de Fotografia EfS tem como objectivo seleccionar imagens para serem utilizadas nos diversos suportes de divulgação da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra. [Página do Concurso]



A UC e a Sustentabilidade

A primeira tese de Doutoramento em Portugal sobre eficiência energética e gestão de energia foi concluída na Universidade de Coimbra (Departamento de Engenharia Electrotécnica) em 1985. A primeira disciplina acerca de gestão de energia foi criada em 1990 no âmbito de um curso de Mestrado. Antes, porém, já desde 1979 se realizava trabalho na Universidade de Coimbra nas áreas da eficiência energética e das energias renováveis.

Nestas quase três décadas a UC acolheu um grande número de dissertações de Mestrado e Doutoramento, em temas como:

  • eficiência energética e gestão de energia (quer em energia térmica, quer em energia elétrica, em edifícios e na indústria);
  • edifícios sustentáveis;
  • planeamento regional e urbano;
  • planeamento de produção de electricidade;
  • cogeração;
  • gestão da procura (DSM);
  • transformação de mercados de energia;
  • gestão de redes de energia;
  • interações energia-ambiente-economia;
  • processos de liberalização de mercados;
  • modelos de ecologia industrial integrando aspectos económicos e ambientais do ciclo de vida dos produtos.

Em 2006, nasce a iniciativa Energia para a Sustentabilidade, reunindo ao redor deste tema um conjunto de disciplinas, Faculdades, unidades de I&D, docentes e investigadores.

Ao longo dos últimos anos, a UC tomou diversas medidas para potenciar a poupança de energia e a eficiência energética, tais como auditorias energéticas aos edifícios, implementação e atualização de sistemas automáticos de gestão de edifícios, monitorização detalhada de consumos energia e água, correção do fator potência ou atualização dos sistemas de iluminação e dos sistemas elétricos em geral. Em 2007 a UC tornou-se parceira da iniciativa GreenLight. 

Os estudantes da UC desenvolvem regularmente atividades fortemente ligadas à melhoria da eficiência energética nos campus universitários, no âmbito dos seus programas de formação de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento.

Adicionalmente, a UC tem adotado processos de minimização de resíduos de várias categorias. Segue também uma política de encaminhamento responsável de resíduos laboratoriais nocivos. Esta estratégia de promoção da sustentabilidade envolve ainda uma política de aquisições que privilegia a componente ambiental para um número crescente de produtos.

biblioteca_joanina

A intervenção da DGEEI-UC ao nível da iluminação do Salão Nobre da Biblioteca Joanina da UC resultou numa economia anual correspondente a 26.161 kWh, que permite a redução de emissão de 12,56 toneladas de CO2, com implicações significativas na redução do efeito de estufa.