a carregar...

EfS-UC

Iniciativa Energia para a Sustentabilidade | 10 Anos 2006-16

Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS)

efs15

Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra (EfS-UC) corresponde a uma iniciativa de docentes e investigadores de catorze Unidades de I&D da Universidade de Coimbra, oriundos das Faculdades de Economia, de Psicologia e Ciências da Educação, de Direito e de Ciências e Tecnologia, em particular, nesta última, dos Departamentos de Arquitectura, Engenharia Mecânica, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Civil, Engenharia Informática, Engenharia Química, Ciências da Vida e Ciências da Terra. No âmbito desta iniciativa desenvolvem-se actividades de formação avançada, de 2º e de 3º ciclo. Estas actividades assumem um carácter marcadamente interdisciplinar e com forte interacção com a indústria e a sociedade em geral, tanto do ponto de vista dos sistemas urbanos como dos sistemas de produção industrial e de energia (convencionais ou a partir de fontes renováveis), dos edifícios e dos transportes.

Estas duas características essenciais relevam a necessidade da existência de uma estrutura que assegure a boa condução das actividades, garantindo os objectivos da iniciativa, nomeadamente uma colaboração estreita entre a Universidade de Coimbra e a indústria. Assim, a iniciativa conta com uma estrutura cujas partes constituintes são:



Organização e Coordenação

AconselhamentoRepresentação, planeamento e aferiçãoGestão operacional
Conselho Externo de Aconselhamento e Aferição (CEAA)Conselho dos Docentes e Investigadores (CDI)Comissão de Coordenação Científica e de Gestão (CCCG)
Comissão de Acompanhamento Científico Externa (CACE)Conselho de Representação Interdisciplinar (CRI)
  • Comité para os Assuntos Pedagógicos e Académicos (CAPA)
  • Comité para a Investigação Científica e a Ligação às Empresas (CICLE)
  • Comité para a Comunicação (CCom)
  • Comité para a Transferência Interna (CTI)


Aconselhamento

Conselho Externo de Aconselhamento e Aferição (CEAA)

Conselho Externo de Aconselhamento e de Aferição é composto por investigadores e empregadores exteriores à UC, cujo papel consiste em organizar a reflexão sobre a estratégia da UC para a área EfS e em fazer a avaliação da concretização dos objectivos da iniciativa EfS e da formação que se desenvolva no seu âmbito.



Comissão de Acompanhamento Científico Externa (CACE)

A CACE desempenha um papel importante no plano da promoção e do desenvolvimento da investigação científica interdisciplinar. É responsável pela análise da estratégia e das atividades no plano científico, incluindo projetos, publicações, cruzamentos interdisciplinares, cooperação internacional, envolvimento dos estudantes em projetos científicos e aconselhamento relativamente a direções e metodologias de trabalho futuro.



Representação planeamento e monitorização

Conselho dos Docentes e Investigadores (CDI)

O CDI é constituído pelos docentes e investigadores que integram a Iniciativa e reúne pelo menos uma vez por ano para analisar atividade desenvolvida e emitir opinião sobre a atividade planeada.



Conselho de Representação Interdisciplinar (CRI)

O papel desta estrutura consiste em definir orientações de médio prazo, acompanhar as atividades da Iniciativa e fazer a ligação às UnI&D. Os elementos do CRI devem ser docentes ou investigadores doutorados, designados pelos responsáveis das UnI&D, um por cada UnI&D, como estruturas eminentemente responsáveis pelo desenvolvimento da I&D interdisciplinar que é estimulada pela Iniciativa, com a preocupação de garantir simultaneamente adequada representação das UO.

Xavier ViegasADAI
Helena FreitasCEF
Paulo PeixotoCES
Mário Quinta FerreiraCGeo
Fernando BoavidaCISUC
Nuno SimõesCICC/ITeCons
António Pais AntunesCIEC
Maria Graça RasteiroCIEPQPF
Alcides PereiraCMA-IMAR
Eduardo BarataGEMF
João CoutinhoINESCC
Armando Mónica de OliveiraIPCDVS
Aníbal Traça de AlmeidaISR
Rui Moura RamosIJ


Gestão operacional

Comissão de Coordenação Científica e de Gestão (CCCG)

Responsável pelas áreas científicas e pelas modalidades de formação no âmbito da iniciativa Energia para a Sustentabilidade. Esta comissão tem a seu cargo a gestão de todos os aspectos de funcionamento da formação, incluindo a sua promoção e articulação entre todas as unidades envolvidas, da investigação, e ainda a sua avaliação, interna e externa. Os actuais membros desta comissão são os seguintes:

António Gomes MartinsINESCC
António TadeuITeCons
Carlos Henggeler AntunesINESCC
Carlos Lisboa BentoCISUC
Fausto FreireADAI
João Paulo CardielosCES
Luís Cândido DiasINESCC
Manuel Gameiro da SilvaADAI


A CCCG é coadjuvada por quatro comités dedicados a frentes de atividade específicas. Estes comités são constituídos de forma a terem a presença de pelo menos um membro da CCCG, sendo os restantes elementos mobilizados por convite da CCCG entre os docentes e investigadores ligados à Iniciativa.



Comité para os Assuntos Pedagógicos e Académicos (CAPA)

Responsável pela gestão dos ciclos de estudos enquadrados na Iniciativa, desde a fase de candidatura até à defesa das teses ou dissertações, abrangendo quer os aspetos de gestão académica, quer as questões de natureza pedagógica, incluindo da avaliação da qualidade. Os actuais membros deste comité são os seguintes:

António Gomes MartinsINESCC
Luís Miguel CruzGEMF
Manuel Gameiro da SilvaADAI
Nuno Vieira SimõesITeCons


Comité para a Investigação Científica e a Ligação às Empresas (CICLE)

Promove a investigação científica interdisciplinar em energia, estimulando cruzamentos entre competências científicas disponíveis na UC, bem como a deteção de oportunidades de financiamento externo, de origem nacional e internacional. É responsável também pela relação com os membros do CEAA e pela promoção e prospeção de projetos com ou para empresas. Os actuais membros deste comité são os seguintes:

Carlos Henggeler AntunesINESCC
Carlos Lisboa BentoCISUC
Luis DiasINESCC
Hugo MacedoITeCons
José Baranda RibeiroADAI
Manuel Gameiro da SilvaADAI


Comité para a Comunicação (CCom)

Desenvolve todas as atividades ligadas à promoção da Iniciativa, quer na publicitação da oferta formativa, quer na divulgação de eventos ou na publicitação de iniciativas, projetos e progressos registados no âmbito da atividade da Iniciativa EfS. Os actuais membros deste comité são os seguintes:

Eduardo BarataGEMF
João Paulo CardielosCES
Patrícia Pereira da SilvaINESCC
Tiago CastelaCES


Comité para a Transferência Interna (CTI)

Mobiliza os recursos e competências reunidos na Iniciativa, em colaboração estreita com os Serviços da UC, para corresponder a necessidades da universidade nos domínios da energia e da mobilidade, e promove iniciativas e projetos de dinamização e estímulo à gestão sustentável dos edifícios e do ambiente urbano universitários. Os actuais membros deste comité são os seguintes:

Adélio GasparADAI
Álvaro SecoCIEC
António BettencourtCES
António TadeuITeCons
Humberto JorgeINESCC
José Joaquim da CostaADAI
Mário Teles CarvalhalGESASST
(Administração da UC)
Sara Moreno PiresIJ