a carregar...

EfS-UC

Reconhecimentos

Prémio Ramos Catarino - equipa EfS-UC ganha menção honrosa

Publication date: 05-02-2012 01:07

Url: http://www.premioramoscatarinoinovacao.com/noticias.php

Premio Ramos Catarino

A Universidade de Coimbra (DITS) e o Grupo Ramos Catarino promoveram a cerimónia de entrega do Prémio Ramos Catarino Inovação no dia 04 de Fevereiro às 10h30, no Anfiteatro do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Neste evento foram apresentados os vencedores da edição 2011-2012 do Prémio, cujo tema foi a "Independência Energética em Edifícios".

O prémio, de dezmil euros, foi atribuído a uma equipa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)com o projeto "WinDSC - Desenvolvimento de sistemas inovadores para integração fotovoltaica em edifícios".

A equipa, liderada por Adélio Mendes, professor da FEUP, conseguiu resolver várias limitações da tecnologia Dye-Sensitized Solar Cells (DSC) ao desenvolver um novo modelo de encapsulação  aumenta significativamente a longevidade das células fotovoltaicas. Estes avanços tecnológicos permitirão a comercialização de módulos fotovoltaicos baseados na tecnologia DSC para integração em edifícios, estando em análise o desenvolvimento de um projeto industrial por parte da empresa EFACEC.

Uma das duas menções honrosas coube a um projeto no âmbito da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade, "PCM_Windowall - Sistema de Armazenamento de Energia Solar", resultante do trabalho de doutoramento de Nelson Soares, estudante do doutoramento MIT-Portugal em Sistemas Sustentáveis de Energia, na Universidade de Coimbra, cuja orientação é assegurada pelo Doutor José Costa, do DEM/FCTUC,e pelo Doutor Romeu Vicente, da Universidade de Aveiro.

A outra menção honrosa coube ao projeto "Argamassas funcionais para armazenamento de calor latente", da responsabilidade dos investigadores Victor Ferreira e Sandra Lucas, da Universidade de Aveiro, contando também com a colaboração de José Aguiar, da Universidade do Minho.