a carregar...

EfS-UC

Reconhecimentos

Prémio Top University Business Incubator - BLC3

Publication date: 05-11-2015 19:10

Url: http://www.blc3.pt/

Associação BLC3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro

ENTRE AS 10 MELHORES INCUBADORAS DE EMPRESAS DA EUROPA

blc32015

Oliveira do Hospital, 3 de novembro 2015 - A BLC3, de Oliveira do Hospital, acaba de ser distinguida com o prémio Top University Business Incubator. A única incubadora portuguesa a aceder ao topo deste ranking conquistou o nono lugar entre as dez melhores incubadoras de empresas associadas ao meio universitário da Europa.

O Top University Business Incubator é considerado o ranking de referência das melhores incubadoras de empresas ligadas ao meio universitário. O prémio de 2015 foi atribuído pela UBI Global e pela I3P - Incubadora de Empresas Inovadoras do Politécnico de Turim numa conferência internacional realizada a 26 e 27 de outubro em Turim, em Itália.

Esta distinção resulta da análise de um conjunto de indicadores de desempenho das incubadoras europeias participantes e das respetivas das empresas incubadas conduzida pela UBI Global, uma consultora global especializada na avaliação e benchmarking de incubadoras de empresas e aceleradores de negócio.

Entre as 117 incubadoras europeias em competição, a Incubadora BLC3 destacou-se positivamente pelo impacto que teve no ecossistema empresarial da região Centro, pela capacidade de gerar competências empreendedoras, pela captação de talentos e pela qualidade dos serviços que oferece às startup instaladas no Centro de Incubação de Ideias e Empresas de Oliveira do Hospital. Em atividade desde setembro de 2012, a Incubadora BLC3 é uma incubadora de empresas inovadoras e de base tecnológica apoiada por uma rede privilegiada de ligações ao meio universitário e, em particular, à Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade da Beira Interior, Universidade Nova de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa.

A principal missão da Incubadora BLC3 é apoiar a criação e desenvolvimento de projetos empresariais que apostem na valorização do território, inovação, diferenciação e criatividade para gerarem emprego qualificado e de valor acrescentado para a região Centro.

Neste momento são 18 os projetos e empresas incubadas pela BLC3 no Centro de Oliveira do Hospital, a desenvolver projetos em áreas tão diferentes como os bens e serviços em biotecnologia,  teleassistência e telemonitorização da saúde, comunicação social multimédia, saúde oral, soluções de manutenção preditiva de motores, tecnologias de comunicação, produtos alimentares inovadores com matérias primas regionais, investigação científica e biotecnológica associada ao desenvolvimento de produtos inovadores em micologia, energia, novos materiais, arquitetura bioclimática e regeneração urbana sustentável, modalidades emergentes na área dos desportos náuticos e formação para atletas de alta competição em desportos motorizados.