a carregar...

EfS-UC

Reconhecimentos

Érica Castanheira distinguida com o Prémio Científico Mário Quartin Graça

Publication date: 16-11-2015 11:51

Clipping | Nota de imprensa

Érica Geraldes Castanheira

Érica Geraldes Castanheira vai receber o Prémio Científico Mário Quartin Graça, na categoria de “Tecnologias e Ciências Naturais”, com a sua tese intitulada “Environmental Sustainability Assessment of Soybean and Palm Biodiesel Systems: a Life-Cycle Approach”, realizada no âmbito do Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia (Programa MIT-Portugal) da Universidade de Coimbra. O Prémio Científico Mário Quartin Graça é uma parceria entre o Banco Santander Totta e a Casa da América Latina, que visa distinguir teses de doutoramento realizadas por investigadores portugueses ou latino-americanos em universidades de Portugal ou da América Latina. O prémio é constituído por uma importância de 5.000 euros para cada uma das categorias. A cerimónia de entrega do Prémio realiza-se no próximo dia 20 de novembro, pelas 15 horas, na sede do Banco Santander (Rua do Ouro nº 88, Lisboa).

Na tese de doutoramento de Érica Castanheira, orientada pelo Professor Fausto Freire, foi desenvolvido um modelo de avaliação da sustentabilidade ambiental de biodiesel (biocombustível mais utilizado em Portugal) produzido a partir de soja e palma cultivados na América Latina. A abordagem de ciclo de vida foi adotada com o objetivo de efetuar uma avaliação integrada dos impactes ambientais do biodiesel utilizado em Portugal, considerando todas as fases do seu ciclo de vida, desde a extração das matérias-primas e recursos naturais, passando pelo processamento, transporte e utilização. A investigação realizada permitiu definir estratégias e identificar soluções para a redução dos impactes ambientais nas diferentes cadeias de produção de biodiesel, bem como uma análise comparativa dos impactes ambientais do biodiesel e dos combustíveis fósseis. Os resultados desta investigação mostraram a importância das alterações do uso do solo na pegada de carbono do biodiesel e que o local e modo de produção das plantas oleaginosas são aspetos determinantes na sustentabilidade ambiental do biodiesel.

O trabalho apresentado na tese premiada beneficiou da investigação desenvolvida no Centro para a Ecologia Industrial (Universidade de Coimbra - ADAI) no âmbito de diversos projetos de I&D, nomeadamente do projeto EMSURE da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra e de vários projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT (detalhes em: http://www2.dem.uc.pt/CenterIndustrialEcology/). A premiada contou também com o financiamento da FCT através de uma bolsa de doutoramento. Esta investigação beneficiou ainda da colaboração de diversos investigadores e entidades, nomeadamente empresas produtoras de biocombustíveis em Portugal e na América Latina, instituições de I&D e universidades nacionais e internacionais, como o MIT nos EUA, a Universidade de São Paulo no Brasil e a Universidade Nacional da Colômbia. 

Érica Castanheira é atualmente investigadora no Centro para a Ecologia Industrial da Universidade de Coimbra no âmbito da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade.