a carregar...

EfS-UC

Reconhecimentos

Prémio Melhor Tese 2012 atribuído a projeto de eficiência energética nos sistemas de abastecimento de água

EfS.034_Água - Pedro Gouveia.jpg

Investigadores da Universidade de Coimbra foram distinguidos por solução criada para fazer face ao desgaste e desperdício de energia gerados por pressões excessivas exercidas sobre válvulas redutoras de pressão em sistemas de abastecimento de água

Os sistemas de abastecimento de água, quando sujeitos a pressões excessivas, podem utilizar válvulas redutoras de pressão para dissipar essa energia. Como consequência, este equipamento fica sujeito a grande desgaste e acaba por ocasionar um desperdício de energia.

A investigação levada a cabo na Universidade de Coimbra e premiada pelas Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro propõe a utilização de bombas a trabalhar como turbinas em sistemas de abastecimento de água, uma solução que, de acordo com o coordenador do Mestrado Integrado em Engenharia Ambiental, José Alfeu Sá Marques, traz grandes vantagens. O investigador explica que, "além de ter um tempo de vida muito maior, é um sistema que transforma o prejuízo em lucro, ou seja, aproveita a energia em excesso para produzir energia, a qual pode ser usada localmente ou ser vendida à rede elétrica nacional".

Questionado sobre a capacidade de as bombas conseguirem o mesmo efeito das turbinas, o docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) assevera que "foram desenvolvidos modelos computacionais que avaliaram o comportamento das bombas e otimizaram a potência instalada no equipamento, que é muito mais económico do que as turbinas". 

De acordo com o estudo desenvolvido, o sistema que utiliza bombas a funcionarem como turbinas em sistemas de abastecimento de água "produz energia elétrica limpa, no valor médio de 1100 euros mensais, e o custo do equipamento é amortizado em 4 anos. Se o sistema for implementado em todo o país, em locais onde se verifiquem condições adequadas, os ganhos poderão ser significativos. São energias renováveis limpas que estão a ser desperdiçadas", observa o Docente da FCTUC.

O Estudo de viabilidade técnica e económica de utilização de bombas como turbinas em sistemas de abastecimento de água foi desenvolvido pelo aluno João Guilherme Carreira Vaz Correia no âmbito da sua tese de Mestrado. O prémio, no valor de 750 euros, foi entregue no dia 8 de maio.

fonte: http://www.industriaeambiente.pt/scid/webIA/defaultArticleViewOne.asp?articleID=1876&categoryID=780