loading...

UC.PT

Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental

Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC)

Title of the Portuguese version: Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC)
Authors and date of the Portuguese version: Mário R. Simões, Cristina P. Albuquerque, M. Salomé Pinho, Manuela Vilar, Isabel Alberto, Marcelino Pereira, M. João Seabra Santos, Cristina Martins, Ana Filipa Lopes, Liliana B. Sousa, Octávio Moura, 2014
Title of the original version: Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC)
Authors and date of the original version: Mário R. Simões, Cristina P. Albuquerque, M. Salomé Pinho, Manuela Vilar, Isabel Alberto, Marcelino Pereira, M. João Seabra Santos, Cristina Martins, Ana Filipa Lopes, Liliana B. Sousa, Octávio Moura, 2014
Items and dimensions assessed: Memória: 1. Lista de Palavras; 2. Memória de Histórias; 3. Reconhecimento de Faces; 4. Figura Complexa de Rey; 5. Tabuleiro de Corsi. [Memory: 1. Verbal Learning List; 2. Narrative Memory; Face Recognition; 4. Rey Complex Figure Test; 5. Corsi Block]. Linguagem: 6. Consciência Fonológica (Eliminação e Substituição); 7. Nomeação Rápida; 8. Compreensão de Instruções. [Language: 6. Phonological Awareness (Elision and Substitution tests); 7. Rapid Naming Tests; 8. Comprehension of Instructions - Token]. Atenção/Funções Executivas: 9. Barragem (2 e 3 sinais, R. Zazzo e Toulouse e Piéron); 10. Trilhas (adapt. Trail Making Test A e B); 11. Fluência Verbal Semântica; 12. Fluência Verbal Fonémica; 13. Torre de Coimbra (adapt.)[Attention/Executive Functions: 9. Cancellation Tests; 10. Trail Making Test A and B; 11. Phonemic Verbal Fluency; 12. Semantic Verbal Fluency; 13. Coimbra Tower]. Motricidade: 14. Tabuleiro de Motricidade (adap. Purdue Pegboard Test). [Motor domain: 14. Purdue Pegboard Test (adapt.)]. Lateralidade: 15. Questionário e grelha de Observação. [Laterality: 15. Questionnaire, Observation grid]. Orientação: 16. Questionário de Orientação [Orientation: 16. Orientation questionnaire]. Resultados: Resultados agregados/compósitos: Memória, Linguagem, Atenção/Funções Executivas (M=100; dp=15). Resultados nos testes (M=10; dp=3). Normas: por idade, 5-15 anos. [Scores. Index Score: Memory; Language; Attention/Executive Functions (M=100; SD: 15). Subtests Scaled Scores (M=10; SD=3). Norms: by age, 5-15 yrs]

Bibliographic references of the Portuguese and the original versions:

- Moura, O., Moreno, J., Pereira, M., & Simões, M. R. (2015). Developmental Dyslexia and Phonological Processing in European Portuguese Orthography. Dyslexia, 21(1), 60-79. doi: 10.1002/dys.1489
- Simões, M. R., Albuquerque, C. P., Pinho, M. S., Vilar, M., Pereira, M., Alberto, I.,. Santos, M. J. S., Martins, C., Lopes, A.F., & Moura, O. (2014, in press). Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): 16 Testes de Memória, Linguagem, Atenção/Funções Executivas, Orientação, Motricidade, Lateralidade [Coimbra Neuropsychological Assessment Battery (BANC): 16 Memory, Language, Attention/Executive/Functions, Orientation, Motor and Laterality tests]. Lisboa: Cegoc.
- Lopes, A. F., Monteiro, J. P., Fonseca, M. J., Robalo, C. & Simões, M. (2014). Memory functioning in children with epilepsy: Frontal lobe epilepsy, childhood absence epilepsy and benign epilepsy with centro-temporal spikes. Behavioural Neurology, Vol. 2014, Article ID 218637, 8 pages. http.//dx.org/10.1155/2014/218637. 
- Lopes, A. F., Monteiro, J. P., Fonseca, M. J., Robalo, C., & Simões, M. R. (2014, in press). Risk factors for school problems in children and adolescents with epilepsy. E-PSI.
- Lopes, R., Simões, M. R., & Leal, A. J.R. (2014). Neuropsychological abnormalities in children with the Panayiotopoulos syndrome point to parietal lobe dysfunction. Epilepsy & Behaviour, 31, 50-55. 
- Moura, O., Simões, M. R., & Pereira, M. (2014). Executive Functioning in Children with Developmental Dyslexia. The Clinical Neuropsychologist. doi: 10.1080/13854046.2014.964326
- Moura, O., Simões, M. R., & Pereira, M. (2014). WISC-III Cognitive Profiles in Children with Developmental Dyslexia: Specific Cognitive Disability and Diagnostic Utility. Dyslexia, 20, 19-37. doi: 10.1002/dys.1468
- Moura, O., Simões, M. R., & Pereira, M. (2014). Working Memory in Portuguese Children with Developmental Dyslexia. Applied Neuropsychology: Child. doi: 10.1080/21622965.2014.885389 
- Coelho, S., Albuquerque, C. P., & Simões, M. R. (2013). Specific language impairment: A neuropsychological characterization. Paidéia, 23(54), 31-41. [ISSN 1676-9627].
- Moura, O., Simões, M. R., & Pereira, M. (2013). Fluência verbal semântica e fonémica em crianças: Diferentes funções cognitivas e análise dos desempenhos ao longo dos 60 segundos [Different cognitive functions and performance analysis during 60 seconds]. Avaliação Psicológica, 12(2), 167-177. [ISSN 2175-3431] 
- Albuquerque, C. P. (2012). Rapid naming contributions to reading and writing acquisition of European Portuguese. Reading and Writing, 25(4), 775-797.
- Albuquerque, C.P., Simões, M. R., & Martins, C. (2011). Testes de Consciência Fonológica da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra: Estudos de precisão e validade [Phonological awareness tests of Coimbra's Neuropsychological Assessment Battery: Reliability and validity studies]. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 29(1), 55-76.
- Simões, M. R., Pinho, M. S., Lopes, A. F., & Sousa, L. B., & Lopes, C. (2011). Figura Complexa de Rey [Rey Complex Figure Test]. In C. Machado, M. M. Gonçalves, L. S. Almeida, & M. R. Simões (Eds.), Instrumentos e contextos de avaliação psicológica (Vol. I, pp. 9-44) [Instruments and psychological assessment contexts]. Coimbra: Almedina Edições.
- Lopes, A. F., Simões, M. R., Robalo, C., Fineza, I, & Gonçalves, O. (2010). Evaluación neuropsicológica en niños con epilepsia: Funciones ejecutivas y atención en epilepsia del lóbulo temporal [Neuropsychological assessment in children with epilepsy: Executive functions and attention in temporal lobe epilepsy]. Revista de Neurología, 5, 265-272. 
- Albuquerque, C. P., & Simões, M. R. (2010). Rapid Naming Tests: Developmental course and relations with neuropsychological measures. The Spanish Journal of Psychology, 13 (1), 88-100.
- Albuquerque, C. P., & Simões, M. R. (2009). Testes de Nomeação Rápida: Contributos para a avaliação da linguagem oral [Rapid Naming Tests: Contributions to the assessment of oral language]. Análise Psicológica, 27(1), 65-77.
- Sá, D. S. F., Albuquerque, C.P., & Simões, M. R. (2008). Avaliação neuropsicológica da perturbação de oposição e desafio [Neuropsychological assessment of oppositional defiant disorder]. Psicologia, Saúde & Doenças, 9(2), 299-317.
- Alfaiate, C., Simões, M. R., Fernandes, E., Temudo, P., Fernandes, B., Nogueira, S., Duque, F., Carvalho, I., Lopes, A. F. & Borges, L. (2008). Memória, atenção e funções executivas em crianças com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA): Estudo com a Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra [Memory, attention and executive functions in children with  Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD): Study with  Coimbra Neuropsychological Assessment  Battery]. In I. Leal, J. L. P. Ribeiro, I. Silva E S. Marques (Eds.), Actas do 7º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Intervenção em Psicologia e Saúde [Proceedings Intervention in Psychology and Health] (pp.163-170). Porto: ISPA.
- Simões, M. R. (2008). Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Estudo de validade com recurso à Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – Terceira Edição [Coimbra Neuropsychological Assessment   Battery (BANC):  Validity study with the Wechsler Intelligence Scale for Children - Third Edition]. In Adelinda Candeias, Leandro Almeida, António Roazzi & Ricardo Primi (Eds.), Inteligência: Definição e medida na confluência de múltiplas concepções (pp. 369-393) [Intelligence: Definition and measurement at the confluence of multiple conceptions]. São Paulo: Casa do Psicólogo.
- Lopes, A. F., Simões, M. R., Robalo, C., Fineza, I. & Gonçalves, O. (2008). Memória em crianças e adolescentes com epilepsia do lobo temporal [Memory in children and adolescents with temporal lobe epilepsy]. In I. Leal, J. L. P. Ribeiro, I. Silva e S. Marques (Eds.), Actas do 7º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Intervenção em Psicologia da Saúde (pp.43-48) [Proceedings Intervention in Psychology and Health]. Porto: ISPA.
- Albuquerque, C. P., Martins, C., & Simões, M. R. (2007). Testes de Consciência Fonológica da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra [Phonological awareness tests of Coimbra's Neuropsychological Assessment Battery]. Educação: Temas e Problemas, 4, 101-118.
- Simões, M. R., Pinho, M. S., Lopes, A. F., Santos, L., Alfaiate, C., Fernandes, E., Lopes, C. L., Sousa, L. B., & Vilar, M. (2007). Teste de Fluência Verbal Semântica (Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra) [Semantic Verbal Fluency Test (Coimbra Neuropsychological Assessment Battery)]. In M. R. Simões, C. Machado, M. M. Gonçalves & L. S. Almeida (Coords.), Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa [Instruments and psychological assessment contexts] (Vol. III, pp. 281-304). Coimbra: Quarteto.
- Simões, M. R. (2003). Os testes de fluência verbal na avaliação neuropsicológica: Pressupostos, funções examinadas e estruturas anatómicas envolvidas [The verbal fluency tests in neuropsychological assessment: Assumptions, examined functions and anatomical structures involved]. Psychologica, 32, 25-48.
- Simões, M. R., Lopes, A. F. & Pinho, M. S. (2003). Testes neuropsicológicos de avaliação da memória em crianças e adolescentes (I) [Neuropsychological tests assessing memory in children and adolescents (I)]. Psychologica, 34, 245-255.
- Simões, M. R. (2002). Avaliação neuropsicológica em crianças e adolescentes [Neuropsychological assessment in children and adolescents]. In R. Primi (Org.), Temas em Avaliação Psicológica (pp. 26-34) [Issues in Psychological Assessment]. Campinas: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica.
- Simões, M. R. & Beato, M. S. (2001). Evaluación neuropsicológica de la memoria [Memory neuropsychological assessment]. In A. S. Cabaco & M. S. B. Gutiérrez (Eds.), Ambitos aplicados de la Psicologia de la memoria (pp. 135-158) [Aspects of the application of the psychology of memory]. Madrid: Alianza Editorial.
- Simões, M. R., Xavier, R. E., Fonseca, A. C. (1997). Investigações com a Figura Complexa de Rey (FCR): Dos estudos teóricos aos estudos psicométricos [Investigations with the Rey Complex Figure (RCF): Theoretical and psychometric studies]. In M. Gonçalves, I. Ribeiro, S. Araújo, C. Machado, L. Almeida & M. Simões (Orgs.), Avaliação Psicológica: Formas e Contextos [Psychological Assessment: Forms and Contexts] (Vol. V, pp. 401-412). Braga: Associação dos Psicólogos Portugueses.

Research project: Adaptação e estandardização Portuguesa de Testes Neuropsicológicos: Estudos Normativos e de Validade". Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Projecto 35410/PSI/2000, SAPIENS /POCTI) (2000-2012)]. [Research Project, Portuguese adaptation and standardization of Neuropsychological Tests: Normative and validity studies. Funded by FCT. Project reference: 35410/PSI/2000, SAPIENS /POCTI) (2000-2012). Principal Researcher: Mário R. Simões] A BANC será comercializada pela CEGOC (2015). The BANC will be marketed by CEGOC (2015).
- Uma perspetiva visual sobre os défices de leitura na dislexia [A visual view on the reading deficit in dyslexia]. Área de Ciências da Saúde - Neurociências. PTDC/SAU-NSC/113471/2009 (2011-2014). PI: Marieke van Assellen (IBILI-FM-UC). FPCE-UC: Marcelino Pereira. Este projecto utilizou nas suas investigações 6 testes da BANC.

PhD Thesis in Progress: 

- Ana Catarina Mourão Alves Ribeiro. Estudante de Doutoramento em Psicologia (Psicologia do Desenvolvimento). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Título: Sugestionabilidade interrogativa em crianças dos 4 aos 9 anos: Estudo normativo com o Bonn Test Statement of Suggestibility (BTSS) e análises de variáveis relacionadas com a sugestionabilidade [Interrogative suggestibility in children 4 to 9 years: Normative study with the Bonn Test of Statement Suggestibility (BTSS) and analysis of variables related to suggestibility]. Orientadores/Advisors: Maria Teresa Sousa Machado e Maria Salomé Ferreira Estima de Pinho (FPCE-UC). [entregue/delivered: sept. 2014]
- Ricardo Jorge de Pina Ramos Machado Lopes. Bolseiro de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/65617/2010/Psicologia). Estudante de Doutoramento em Psicologia (Neuropsicologia). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Título: Mapeamento funcional e avaliação neuropsicológica na cirurgia da epilepsia [Functional mapping and neuropsychological assessment in epilepsy surgery]. Orientadores/Advisors: Mário Manuel Rodrigues Simões (FPCE-UC), Alberto João Rodrigues Leal (Centro Hospitalar de Lisboa Central) & Mário António Basto Forjaz Secca (Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa).
- Susana Mouga. Estudante de Doutoramento do Programa de Ciências da Saúde (Ciências Biomédicas) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Testing a specific link between executive functions and social cognition in autism spectrum disorder. Orientadores/Advisors: Guiomar Oliveira (FM-UC) e Miguel Castelo-Branco (IBILI)
- Paulo José Antunes Matias Costa. Estudante de Doutoramento em Psicologia (Avaliação Psicológica). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Título: Avaliação neuropsicológica da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA): Diferenças nas Funções Executivas em Crianças e Adolescentes [Neuropsychological Assessment of Hyperactivity Disorder Attention Deficit (ADHD): Differences in Executive Functions in Children and Adolescents]. Orientador/Advisor: Mário Manuel Rodrigues Simões (FPCE-UC).

PhD Thesis Completed:  

- Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho, Estudante de Doutoramento em Psicologia (Psicologia do Desenvolvimento). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Título: Indicadores precoces da Dislexia de Desenvolvimento [Early indicators of Developmental Dyslexia]. Orientadores/Advisors: Marcelino Arménio Martins Pereira Maria Isabel Ferraz Festas (FPCE-UC). [Mars, 2015] 
- Octávio Noé Teixeira de Oliveira Moura. Estudante de Doutoramento em Psicologia (Neuropsicologia). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Título: Avaliação Neuropsicológica na Dislexia de Desenvolvimento[Neuropsychological assessment of Developmental Dyslexia]. Orientadores/Advisors: Mário Manuel Rodrigues Simões e Marcelino Arménio Martins Pereira (FPCE-UC). [Mars, 2015]
- Ana Filipa Duarte Lopes. Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/40758/2007/Psicologia). Estudante de Doutoramento em Psicologia (Neuropsicologia). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Título: O impacto de diferentes tipos de epilepsia no funcionamento neuropsicológico e no desempenho escolar [The impact of different types of epilepsy in neuropsychological functioning and school performance]. Orientador/Advisor: Mário Manuel Rodrigues Simões (FPCE-UC). [Março 2014]  - Ana Filipa Carrejolo. Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/44377/2008/Psicologia). Estudante de Doutoramento em Psicologia (Avaliação Psicológica). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Título: Maltrato intrafamiliar em crianças de idade pré-escolar: Avaliação do impacto no desenvolvimento cognitivo e socioemocional[Intrafamily abuse in children of preschool age: Assessing the impact on cognitive and socioemotional development]. Orientadores/Advisors: Isabel Alberto, Maria João Seabra Santos (FPCE-UC). [Dez. 2013] 
- † Lígia Maria G. Santos (1979-2008). Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD//17201/2004/Psicologia). Estudante de Doutoramento em Psicologia (Neuropsicologia). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Título: Crianças e adolescentes com Traumatismo Crânio-Encefálico e Tumores Cerebrais [Children and adolescents with Traumatic Brain Injury and Brain Tumors]. Orientador/Advisor: Mário Manuel Rodrigues Simões [FPCE-UC]). 2004-2006. Tese não concluída por motivo de falecimento de Lígia Santos [Thesis not completed due of death of Lígia Santos].

Master Degree Dissertation in Progress: 

- Andrea Água Dias. Crianças e adolescentes com funcionamento intelectual limítrofe: Estudos com a Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra[Children and adolescents with borderline intellectual functioning: Studies with Coimbra Neuropsychological Assessment Battery]. Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento/Developmental Psychology Master. Orientador/Advisor: Cristina P. Albuquerque (FPCE-UC).
- Liliane Duarte Costa (2014). Dislexia de desenvolvimento: análise comparativa do perfil neurocognitivo de crianças disléxicas e normoleitoras com a mesma idade de leitura [Developmental Dyslexia: a comparative analyse between normal readers and dislexic children with the same reading age]. Mestrado integrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento/Educational Psychology, Development and Counselling Master. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Orientador/Advisor: Marcelino Arménio Martins Pereira (FPCE-UC).

Master Degree Dissertation Completed:

- Elsa Marisa Vaz Batista. Défices neurocognitivos na dislexia: uma análise comparativa [Neurocognitive déficits in dyslexia: a comparative analysis]. Mestrado integrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento/Educational Psychology, Development and Counselling Master. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Orientador/Advisor: Marcelino Arménio Martins Pereira (FPCE-UC). 2013.
- Sara da Silva Correia. Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Estudo de validação em crianças institucionalizadas vítimas de maus tratos [Coimbra Neuropsychological Assessment Battery (BANC): Validation study in institutionalized maltreated children]. Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, sub-especialização em Psicologia Forense/Clinical and Health (Forensic Psychology) Integrated Master. Orientador/Advisor: Mário Manuel Rodrigues Simões. 2013.
- Sandra Maria Rebelo Coelho. Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem: Caracterização neuropsicológica [Specific Language Impairment: Neuropsychological characterization] Mestrado em Psicologia/Psychology Master. Orientador/Advisor: Cristina P. Albuquerque (FPCE-UC). 2010.
- Magda Costa Ferreira. Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Estudos de validade com uma amostra de crianças e adolescentes de maus-tratos [Coimbra Neuropsychological Assessment Battery: Studies with a sample of maltreatment children and adolescents]. Mestrado Integrado de Avaliação Psicológica/Psychological Assesment Master. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Orientadores/Advisors: Maria Isabel Marques Alberto e Mário Manuel Rodrigues Simões (FPCE-UC). 2009.
- Cláudia Isabel dos Santos Alfaiate. Impacto da Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (subtipo combinado) no funcionamento neuropsicológico: Estudos de validade com a Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC) [Attention Deficit Hyperactivity Disorder-Combined type: Validity studies with Coimbra Neuropsychological Assessment Battery]. Mestrado de Psicologia do Desenvolvimento/Developmental Psychology Master. Orientador/Advisor: Mário Manuel Rodrigues Simões (FPCE-UC). 2009.
- Adélia Maria Martins da Costa. Avaliação do Funcionamento Cognitivo e Neuropsicológico numa amostra de crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos colocados em instituição [Assessment of Cognitive and Neuropsychological Functioning in a sample of child and adolescent victims of maltreatment placed in institution]. Mestrado de Avaliação Psicológica/Psychological Assesment Master. Orientador/Advisor: Isabel Alberto (FPCE-UC)]. 2009.
- Ângela Isabel Santos Morais. Perfil neuropsicológico de crianças com deficiência mental ligeira [Neuropsychological profile of children with mild intelectual disabilities]. Mestrado Integrado em Psicologia do Desenvolvimento, Educação e Aconselhamento/Development, Education and Counseling Integrated Master. Orientador/Advisor: Cristina P. Albuquerque (FPCE-UC). 2009.
- Ana Rosa Nunes Mendes da Silva Gomes. Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Estudos de validade com uma amostra de adolescentes institucionalizados no âmbito da Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo [Coimbra Neuropsychological Assessment  Battery: Validity studies with a sample of institutionalized adolescents under the Law on Protection of Children and Young People in Risk]. Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, sub-especialização em Psicologia Forense/Clinical and Health (Forensic Psychology) Integrated Master. Orientadores/Advisors: Mário Manuel Rodrigues Simões (FPCE-UC) e Celina Paula Manita Santos (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto). 2008. 
- Cândida C. S. Cardoso. Dificuldades de Aprendizagem: Estudos com a Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC) [Learning Disabilities: Studies with Coimbra Neuropsychological Assessment  Battery (BANC)]. Mestrado em Avaliação Psicológica/Psychological Assesment Master. Orientador/Advisor: Marcelino Arménio Martins Pereira (FPCE-UC). 2007.
- Maria Manuela Pereira Vilar. Lateralidade e Funções Motoras em crianças e adolescentes: Estudos com a Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra/ [Laterality and motor functions in children and adolescents: Studies with Coimbra Neuropsychological Assessment Battery]. Mestrado em Psicologia-Psicologia Pedagógica/Psychology/School Psychology Master. Orientador/Advisor: Mário R. Simões (FPCE-UC)]. 2007. 
- Diana Sofia Ferreira de Sá. Avaliação Neuropsicológica da Perturbação de Oposição e Desafio [Neuropsychological assessment of the Oppositional Defiant Disorder]. Mestrado Integrado em Psicologia do Desenvolvimento, Educação e Aconselhamento/Development, Education and Counseling Integrated Master. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Orientador/Advisor: Cristina P. Albuquerque (FPCE-UC). 2007.
- Ana Filipa Lopes. Crianças e adolescentes com epilepsia: Estudos com a Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra [Children and adolescents with epilepsy: Studies with the Coimbra  Neuropsychological Assessment Battery]. Mestrado em Avaliação Psicológica/Psychological Assesment Master. Orientador/Advisor: Mário Manuel Rodrigues Simões (FPCE-UC). 2007.
- Sara Leite Braga Coutada. Análise dos erros no Teste de Compreensão de Instruções [Error analysis in the test of Directions Comprehension] Mestrado Integrado em Psicologia do Desenvolvimento, Educação e Aconselhamento/ Development, Education and Counseling Integrated Master. Orientador/Advisor: Cristina P. Albuquerque (FPCE-UC). 2007.
- Marinela Maia de Oliveira Santos. O Teste de Retenção Visual de Benton: Um estudo com crianças dos 6 aos 10 anos de idade [Benton Visual Retention Test: A study of children aged 6 to 10 years old]. Mestrado em Avaliação Psicológica/Psychological Assesment Master. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Orientador/Advisor: Maria Salomé Pinho (FPCE-UC). 2006.
- Lígia Maria G. Santos. Consequências neuropsicológicas, comportamentais e sócio-emocionais dos traumatismos crânio-encefálicos na infância e adolescência: Um estudo exploratório [Neuropsychological consequences, behavioral and socio-emotional of traumatic brain injury in childhood and adolescence: An exploratory study]. Mestrado em Avaliação Psicológica/Psychological Assesment Master. Orientador/Advisor: Mário Manuel Rodrigues Simões (FPCE-UC). 2006.

Contacts of the Portuguese version Authors: Mário R. Simões (simoesmr@fpce.uc.pt)