loading...

UC.PT

Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental

Escala de Ansiedade Social para Adolescentes (SAS-A)

Title of the Portuguese version: Escala de Ansiedade Social para Adolescentes
Authors and date of the Portuguese version: Marina Cunha, 2001
Title of the original version: Social Anxiety Scale for Adolescents – SAS-A
Authors and date of the original version: La Greca & Lopez, 1998
Items and dimensions assessed: A SAS-A avalia as experiências de ansiedade social dos adolescentes no contexto das relações com os pares É uma escala de autorresposta constituída por 22 itens dos quais 4 são itens neutros (filler items) não contabilizados na cotação total (2, 7, 11 e 16). Os itens são avaliados segundo uma escala tipo de 5 pontos, podendo a pontuação total oscilar entre o mínimo de 18 e o máximo de 90. Para além da pontuação Total, a escala permite obter outros três resultados baseados nos fatores que a compõem, FNE, SAD- N e SAD-G. O fator FNE (Fear of Negative Avaliation) é formada por itens que reflectem medos e preocupações acerca da possibilidade da avaliação negativa por parte dos outros, (e.g. “Preocupo-me com o que os outros pensam de mim”). O fator SAD-New (Social Avoidance and Distress) é constituído por 6 itens referentes ao desconforto e evitamento social sentidos especificamente em situações novas ou que envolvam pares desconhecidos (e.g. “Fico nervoso(a) quando conheço pessoas novas”). Por último, o SAD-General caracteriza o desconforto e evitamento experienciado em situações mais gerais de interação com os pares, sendo quatro os itens que fazem parte deste fator (e.g. “Sinto-me tímido(a) mesmo com colegas que conheço bem”).

Bibliographic references of the Portuguese and the original versions: 

- La Greca, A. M., & Lopez, N. (1998). Social anxiety among adolescents: linkages with peer relations and friendships. Journal of Abnormal Child Psychology, 26(2), 83-94.
- Cunha, M., Pinto-Gouveia, J., Alegre, S., & Salvador, M. C. (2004). Avaliação da ansiedade na adolescência: A versão portuguesa da SAS-A. Psychologica, 35, 249-263.

Contacts of the Portuguese version Authors: Marina Cunha (marina_cunha@ismt.pt), José Pinto-Gouveia (jpgouveia@fpce.uc.pt), Maria do Céu Salvador (ceu@fpce.uc.pt), Sara Alegre (alegre_sara@hotmail.com)